AMANHÃ-EU-VOU

Bacurau: inspiração de arte e natureza

Bacurau, a pequena ave que finge estar machucada para afastar predadores

Camila Issagawa
Publicado em 27/05/2022, às 12h13 - Atualizado às 14h44

FacebookTwitterWhatsApp
Além de ficar famosa por ser nome de filme, a ave serviu de inspiração para diversas músicas brasileiras que descrevem a ave noturna Bacurau Bacurau cinza na árvore - Alexandre Marino
Além de ficar famosa por ser nome de filme, a ave serviu de inspiração para diversas músicas brasileiras que descrevem a ave noturna Bacurau Bacurau cinza na árvore - Alexandre Marino

Amanhã-eu-vou, curiango ou bacurau, são diversos os nomes da pequena ave encontrada em todo o país. A ave que ficou famosa em todo o Brasil pelo filme pernambucano lançado em 2019 também serviu de inspiração para diversas músicas como na canção de Beduíno com participação de Luiz Gonzaga. Porém, já era muito conhecida por diversas pessoas que a encontram no chão das estradas de terra próximas a áreas rurais e a unidades de conservação.

Medindo cerca de 25 centímetros de comprimento e pesando apenas de 40 a 90 gramas a ave possui colorações que a ajudam na camuflagem e possui grande importância para o meio ambiente. Somente no Brasil existem 25 espécies de bacurau, os animais têm em comum o hábito noturno e a alimentação que é estritamente insetívora. Conheça mais sobre a ave inspiradora bacurau.

O que o bacurau come?

Apesar de ser pequena e parecer inofensiva, a ave é famosa por ser uma voraz predadora, capaz de capturar diversos insetos, fugir e enganar facilmente seus predadores. Podendo ser vista nas estradas de terra durante a noite sempre no chão, as aves só capturam os insetos em voo e escolhem as bordas das estradas por encontrarem grandes áreas livres para poderem voar, capturar e se alimentar.

Bacuraus são aves noturnas como todas as outras pertencentes a família Caprimulgidae. O nome “Capri” vem de cabra e “mulgidae” vem de mamar, assim surge a idéia do “chupa cabra”, ou de animais que se alimentavam do leite ou das próprias cabras. A literatura explica que originalmente acreditava-se que a presença dos animais sempre próximos às cabras durante a noite indicavam que estes animais estavam se alimentando do leite das mesmas. Porém, hoje em dia já sabemos que estes animais se alimentam exclusivamente de insetos e a sua presença próximos a outros animais pode indicar justamente a presença de muitos insetos próximos ao leite e ao esterco.

Bacuraus confiam muito na camuflagem, colocando os ovos com pouca ou nenhuma proteção. Os ovos e os filhotes também possuem a coloração que ajudam a enganar os predadores como cobras e outros mamíferos. Outra curiosidade interessante sobre a ave é que os bacuraus podem fingir que estão machucados com as asas quebradas para levar os predadores para longe do ninho, estratégia de adaptação que os ajudou a continuarem existindo.

Além de ficar famosa por ser nome de filme, a ave serviu de inspiração para diversas músicas brasileiras que descrevem a ave noturna Bacurau Bacurau cinza na árvore (Alexandre Marino)

Onde tem bacurau no Brasil? 

Existem bacuraus em diferentes locais do mundo, no Brasil, a ave bacurau está presente em todos os estados, mas principalmente no sudeste e na costa brasileira. Animal de hábito noturno, se camufla durante o dia se escondendo perto das árvores e a noite vai para a caça. Ele pode ser visto em remanescentes de floresta e áreas agrícolas, podendo ser um bioindicador de áreas verdes.

Qual a diferença entre bacurau e coruja?

Corujas e bacuraus pertencem a diferentes Ordens. Apesar de serem aves noturnas e carnívoras, as corujas se diferem dos bacuraus pois caçam também pequenos mamíferos como roedores e utilizam suas garras para realizarem a ação. Além disso, o movimento das corujas é diferente, pois as mesmas podem girar a cabeça chegando a quase 180 graus.

Possuindo características semelhantes a ave urutau, ambas são ótimas em se camuflar, se escondendo e podendo parecer galhos de árvores ou folhas secas. Ambos são insetívoros, sendo ótimos predadores, e usando suas grandes bocas para se alimentar e capturar as presas.  Porém, eles diferem pela localização. Ao contrário do urutau que gosta de ficar em tocos de árvores, o bacurau gosta de ficar no solo. 

É possível comer bacurau?

O bacurau é uma ave protegida por lei e sua comercialização bem como caça é proibida pelo Ibama em todo o território nacional. Além disso, se alimentar de espécies silvestres pode trazer danos ao meio ambiente prejudicando a biodiversidade e também a saúde, pois o animal pode estar contaminado com verminoses.

Ao contrário do urutau que gosta de ficar em tocos de árvores, o bacurau gosta de ficar no solo Bacurau Bacurau preto em solo (Murilo Nascimento)

O bacurau tem predador? 

O bacurau como diversos outros animais faz parte do ciclo da vida e da teia alimentar de diversos ecossistemas. Se alimentando de insetos o mesmo acaba fazendo o controle populacional de invertebrados. Além disso, a ave serve de alimento para mamíferos predadores, além de aves e répteis que também se alimentam da espécie.

Além de ficar famosa por ser nome de filme, a ave serviu de inspiração para diversas músicas brasileiras que descrevem a ave noturna e relacionam a ave às pessoas que vivem na noite e saem por aí lutando bravamente para sobreviverem. Bacurau é então, mais do que inspiração, o animal que nos faz olhar para a natureza com outros olhos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!