RARIDADE

Ave petrel-gigante é encontrada ferida no litoral sul de SP

Ela foi encontrada no último dia 30 de setembro em Ilha Comprida

Da redação
Publicado em 11/10/2022, às 09h43 - Atualizado em 15/02/2023, às 10h51

FacebookTwitterWhatsApp
Ave chegou a receber tratamento de laserterapia Ave petrel-gigante é encontrada com vida no litoral sul de SP Ave petrel-gigante quando foi encontrada e passando por sessão de laserterapia - Reprodução/Facebook IPeC
Ave chegou a receber tratamento de laserterapia Ave petrel-gigante é encontrada com vida no litoral sul de SP Ave petrel-gigante quando foi encontrada e passando por sessão de laserterapia - Reprodução/Facebook IPeC

No último dia 30 de setembro, foi encontrada em Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, uma ave conhecida como petrel-gigante (Macronectis giganteus). Segundo o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), este foi o primeiro registro de um exemplar vivo neste ano. 

Ainda de acordo com o IPeC, o petrel foi levado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do instituto, em Cananéia, e passou por exames clínicos nos quais foi detectado um quadro de desidratação extrema, anemia, lesões extensas em membro posterior direito, com exposição óssea e de musculatura, com sangramento ativo, além de aumento de volume nos dedos e membranas interdigitais.

A ave também apresentava penas úmidas e com areia. Ele foi mantido em tratamento intensivo durante os primeiros dias, recebeu medicamentos, hidratação, passou por procedimento cirúrgico para limpeza das feridas e recebeu tratamento com laserterapia.

Gosta dos bichinhos? A gente também. Saiba mais sobre as espécies na nossa seção Mundo Animal

Nos últimos dias ele passou a ter acesso ao recinto externo, onde pode tomar banho na piscina e dar início ao recondicionamento alimentar. A expectativa da equipe do IPeC é que o petrel continue apresentando melhoras em seu tratamento para que possa voltar para casa em breve.

Curiosidades 

Dentro da Ordem Procellariiformes, que inclui os petréis, pardelas e albatrozes, o petrel-gigante, assim como o petrel-gigante-do-norte (Macronectes halli), são as espécies que apresentam hábitos alimentares mais diversos. Entre os itens consumidos, estão ovos, filhotes de aves, aves adultas, peixes e carcaças.

Em colônias reprodutivas, como de algumas espécies de pinguins, por exemplo, os petréis-gigantes são uma das principais ameaças para filhotes ou mesmo aves adultas.

Monitoramento

O IPeC é responsável por monitorar o trecho de litoral que compreende as praias da Ilha do Cardoso, Ilha Comprida e a Juréia (Iguape). Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas; animais vivos, debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou diretamente pelo (13) 3851.1779.

*Com informações de IPeC

Leia também: Após quatro meses de tratamento, tartaruga-cabeçuda é devolvida ao mar no litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!