FANTA DE ESPINAFRE?

“Abelhas de aço” fazem de tudo por uma Fanta | VÍDEO

Será que nessa Fanta, ao invés de laranja, usaram espinafre, para elas terem ficado fortes que nem o Popeye, ou tudo foi possível pelo trabalho em equipe?

Esther Zancan
Publicado em 27/04/2022, às 09h54 - Atualizado às 10h25

FacebookTwitterWhatsApp
Qual seria a ligação de um vídeo engraçadinho com a teoria do "Taylorismo"? “Abelhas de aço” fazem de tudo por uma Fanta | VÍDEO Abelhas tentando abrir uma garrafa de Fanta - Reprodução/Instagram
Qual seria a ligação de um vídeo engraçadinho com a teoria do "Taylorismo"? “Abelhas de aço” fazem de tudo por uma Fanta | VÍDEO Abelhas tentando abrir uma garrafa de Fanta - Reprodução/Instagram

Nada como um “refri” geladinho, não é mesmo? Mas atire a primeira pedra quem nunca sofreu pra abrir a garrafinha do refresco. Tem dia que ela “embaça”, não tem jeito. Mas todo esforço vale a pena para acessar o líquido precioso. Quem o diga duas abelhinhas.

Um vídeo que circula pela internet mostra algo no mínimo curioso. Nas imagens, duas “abelhas de aço” conseguem abrir a tampa de uma Fanta, o que até faz brotar uma dúvida: será que o tradicional refrigerante de laranja, nesse caso era de espinafre, para os insetos terem ficado fortes feito o Popeye? 

Assista:

O poder do trabalho em equipe

Bem, se a Fanta possui propriedades biônicas, isso só a Coca-Cola pode responder. Mas que as abelhas em geral são insetos conhecidos por seu trabalho em equipe, isso é inegável.

A forma de trabalho das abelhas e o modelo organizacional das colmeias inclusive são muito semelhantes aos conceitos da Teoria da Administração Científica, desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick Taylor.

A teoria é um método científico que tem como objetivo o aumento da produção e o aprimoramento dos trabalhadores. Inclusive, o método também é conhecido como “Taylorismo”, em homenagem a seu criador. 

No “Taylorismo” a adequação das tarefas com o funcionário, delegando a cada um responsabilidades de acordo com suas habilidades, é um dos pilares. E isso é algo que acontece nas colmeias, pois lá há uma hierarquia bem definida, com três tipos de indivíduos, cada um deles com uma missão. 

A rainha, por exemplo, tem a tarefa de pôr os ovos. Aos zangões cabe fertilizá-los. Já as abelhas operárias são as que saem em busca do alimento e cuidam da colmeia. E mesmo entre as operárias, há uma delegação de tarefas conforme seu tempo de vida. 

O que vemos no curioso vídeo nada mais é que um trabalho em equipe bem sucedido. Chega até a ser um exemplo para nós, seres humanos, que muitas vezes deixamos o ego se sobrepor a máxima de que “a união faz a força”. 

Gosta dos bichinhos? A gente também. Saiba mais sobre as espécies na nossa seção Mundo Animal

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!