RESGATE ANIMAL

Tamanduá invade casa e é resgatado no litoral de SP

Tamanduá foi encontrado na quarta-feira (2) em uma casa no Jardim Virgínia, em Guarujá, e foi solto em área de mata; conheça mais sobre a espécie

Esther Zancan
Publicado em 03/04/2025, às 10h43

FacebookTwitterWhatsApp
Tamanduá foi solto na mata da Serra do Guararu - Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Tamanduá foi solto na mata da Serra do Guararu - Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) foi resgatado na quarta-feira (2) no Jardim Virgínia, em Guarujá, no litoral de São Paulo, após invadir uma casa. A equipe do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade realizou o resgate do animal, garantindo sua segurança e a dos moradores. 

Após o resgate, o tamanduá foi devolvido ao seu habitat. Ele foi solto na mata da Serra do Guararu, uma Área de Proteção Ambiental (APA). O GDA pode ser acionado por meio do telefone 153, da GCM de Guarujá.

Tamanduá-mirim

Os tamanduás-mirim são animais de hábitos solitários e também são mais ativos durante a noite. Eles se alimentam de cupins e formigas e possuem garras fortes e afiadas para escavar os cupinzeiros e formigueiros. São animais de médio porte, e pesam entre  5 a 10Kg. A coloração dos pelos é dourada com um “colete” de pelos pretos nas costas, podendo se estender até o abdômen, característica esta que faz com que sejam conhecidos também como tamanduá-de-colete. Os tamanduás, infelizmente, são alvos fáceis de caçadores, de ataques de animais domésticos, e até atropelamentos, por serem lentos. Eles também possuem um papel ecológico importante, já que controlam as populações de cupins e formigas. 

Com informações de Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Para mais conteúdos:

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!