Feito de material reutilizado, o equipamento busca conter os resíduos descartados irregularmente e impedir que cheguem ao mar
A prefeitura de Santos anunciou a instalação da décima barreira flutuante nos canais da cidade. Feito de material reutilizado, o equipamento busca conter os resíduos descartados irregularmente e impedir que cheguem ao mar, afetando a vida marinha, e ainda ajuda a coletar dados sobre o descarte de lixo. Desta vez, o novo equipamento está na avenida Almirante Cochrane, dentro do canal 5. A nova barreira fica próxima ao cruzamento com a avenida Epitácio Pessoa, na Aparecida. O sistema consiste em galões plásticos de 20 litros reunidos em uma rede de cinco metros de comprimento.
Os resíduos que ficam presos nas barreiras permitem à secretaria analisar e mensurar a quantidade de lixo descartado e sua origem. Os materiais coletados geram dados que contribuem com a construção de políticas públicas ligadas à saúde do oceano e ações de educação ambiental e conscientização ambiental. Após a coleta dos resíduos acumulados na barreira, o material é enviado para reciclagem.
Os outros equipamentos estão no canal 1 (avenida Senador Pinheiro Machado); avenida Barão de Penedo, Orquidário; canal 2 (avenida Bernardino de Campos); canal 4 (avenida Siqueira Campos); São Jorge; Jovino de Mello e Parque dos Mangues. Segundo o planejamento da prefeitura, os próximos locais para instalação são nos canais 3 (avenida Washington Luiz) e 6 (avenida Coronel Joaquim Montenegro).