Produzido em parceria com o Instituto Gremar, curta-metragem 'Elemento em Comum' será exibido gratuitamente no Layback Park, no sábado (22)
O Dia Mundial da Água terá celebração especial em Guarujá, no litoral paulista: o curta-metragem Elemento em Comum será exibido gratuitamente no Layback Park, no sábado (22), às 19 horas. Produzido pelo Projeto Ondas e Instituto Gremar, o vídeo aborda a importância da preservação das águas e utiliza o surfe como ferramenta de transformação social.
Aberta ao público, a exibição pretende conscientizar sobre a necessidade de conservar o meio ambiente. O título Elemento em Comum destaca a água como um elemento que conecta as duas organizações, apesar de seus diferentes focos. O Projeto Ondas trabalha com a inclusão social de crianças e adolescentes, por meio do surfe, enquanto o Instituto Gremar se dedica à reabilitação de animais marinhos. Após a exibição do curta, às 20 horas, haverá apresentação de uma banda. O evento também busca promover parcerias entre organizações e incentivar a participação de outras entidades em ações futuras, como mutirões de limpeza.
Letícia Flores, captadora de recursos do Projeto Ondas, destaca que o entendimento da importância da preservação deve ser introduzido ao ser humano desde cedo. "Queremos que as crianças compreendam que somos parte da natureza, não seres à parte dela". O curta-metragem apresenta imagens captadas em ambas as organizações e conta com a participação do surfista Jojó de Olivença, fundador do Projeto Ondas, e de um representante do Instituto Gremar.
O Projeto Ondas atua há mais de 17 anos em Guarujá, utilizando o surfe como ferramenta de inclusão social e educação ambiental para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O projeto promove atividades educativas, eventos especiais e mutirões de limpeza, além de oferecer assistência social e jurídica para os alunos e suas famílias.