Programação inclui plantio, mutirão de limpeza, rodas de conversa e palestras sobre restauração socioambiental e educação climática
O Instituto Conservação Costeira (ICC) organiza, entre os dias 2 e 6 de junho, a Semana do Meio Ambiente ICC 2025, com união de parceiros para promover ações de educação climática, restauração socioambiental e fortalecimento comunitário, no litoral norte de São Paulo. A programação incluirá atividades em Ubatuba e São Sebastião.
Reconhecido como a Melhor ONG de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Brasil, em 2024, o ICC é responsável pela criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia-Sahy, onde atua há 12 anos com foco em conservação e desenvolvimento sustentável. A iniciativa integra atividades como plantio de mudas, limpeza de manguezal, rodas de conversa e palestras, sempre envolvendo escolas, comunidades e poder público.
Na segunda-feira (2), o ICC participa da Semana do Mar, em Ubatuba, com um estande de educação climática e palestra sobre restauração socioambiental. Na terça (3), ocorrerá o plantio comunitário na praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, com estudantes. A quarta-feira (4) será dedicada a um mutirão de limpeza na APA Baleia-Sahy, em parceria com escolas e organizações locais.
A quinta-feira (5) marca a presença do instituto no teatro municipal de São Sebastião, com palestra sobre os projetos Restaura Litoral e Escolas Seguras. Na sexta (6), jovens da Vila Sahy participarão de uma vivência ambiental na APA Baleia-Sahy, e o encerramento será no Instituto de Educação e Cultura Raízes (IEC Raízes), com roda de conversa sobre conservação dos ecossistemas costeiros.
Entre os projetos em destaque está o Escolas Seguras, criado após a tragédia climática de 2023, que atua na formação de jovens líderes climáticos e será apresentado este ano como modelo de política pública para os 645 municípios paulistas. Já o Restaura Litoral usa drones e biotecnologia para recuperar áreas degradadas da Mata Atlântica e já restaurou mais de 203 hectares.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.icc.eco.br e pelo Instagram @institutoconservacaocosteira.