SOCIALIZAÇÃO MARINHA

Fotógrafo flagra tentativa de interação de golfinhos com tartaruga, em Ilhabela

Imagens compartilhadas no Instagram de Rafael Mesquita mostram golfinhos-pintados-do-atlântico nadando ao redor de uma tartaruga cabeçuda

Estéfani Braz
Publicado em 17/10/2024, às 23h20

FacebookTwitterWhatsApp
Cerca de 15 golfinhos-pintados-do-atlântico formaram roda, com tartaruga cabeçuda no meio - Instagram/@rafa.mesquita
Cerca de 15 golfinhos-pintados-do-atlântico formaram roda, com tartaruga cabeçuda no meio - Instagram/@rafa.mesquita

Novo flagra do fotógrafo Rafael Mesquita mostra o que aparenta ser uma tentativa de interação entre golfinhos-pintados-do-atlântico (Stenella frontalis) e uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), nesta quinta-feira (17), por volta das 16h, na região de Ilhabela, no litoral norte. As imagens foram compartilhadas pelo profissional no Instagram.

Mesquita, especialista em imagens de fauna marinha, explicou que se encontrava com outro amigo fotógrafo em uma área de fácil observação de cetáceos e resolveram colocar o drone no ar. Primeiro, Rafael flagrou dois golfinhos. Em seguida, ao acompanhar a dupla, registrou um grupo de cerca de 15 animais que nadavam ao redor da tartaruga. 

O profissional ficou curioso já que, mesmo com a aproximação dos cetáceos, a tartaruga não mergulhou, mas continuou nadando na superfície. Além disso, ele achou o comportamento da tartaruga muito parecido com a técnica de defesa que elas usam para se proteger de tubarões. 

O fotógrafo é um dos fundadores do projeto 'Tubarões e Raias de Noronha',  grupo de pesquisa sobre o comportamento dos tubarões, principalmente, tubarões-tigres, em Fernando de Noronha; ele sempre acompanha as tartarugas em suas tentativas de se preservarem de ataques dos predadores. “Lá em Noronha, na baía do Sueste, mais especificamente, a gente percebe muito essa movimentação de defesa das tartarugas oferecendo sempre o casco para o tubarão, que tenta morder, mas o casco dela é bem duro. Então, precisa ser um tubarão bem grande, bem adulto para conseguir quebrar”. 

Com a experiência adquirida com os trabalhos que executa, Rafael revelou que acredita que os golfinhos vocalizavam, dado alguns detalhes visíveis nas imagens. Outro ponto interessante foi que os cetáceos ficaram por um tempo nadando ao redor da tartaruga, o que, na opinião do fotógrafo, mostra que eles estavam interessados nela. 

A tartaruga-cabeçuda pode crescer até 1,39 metro e pesar até 180 quilos. Já o golfinho-pintado-do-atlântico pode chegar a 2,1 metros e pesar até 110 quilos quando adulto.

Para mais conteúdos: 

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!