Terceiro poço da cachoeira dos Três Tombos será reaberto para visitação nesta terça-feira (3); profissionais de turismo passam por capacitação
A alta procura de turistas por lugares novos e pontos turísticos em meio aos atrativos naturais é preocupação constante para as instituições públicas e órgãos de segurança. Os visitantes se expõem a risco ao explorar locais desconhecidos sem o conhecimento adequado.
Em Ilhabela, no litoral norte, a prefeitura reabrirá para visitação o terceiro poço da cachoeira dos Três Tombos, nesta terça-feira (3). Na segunda-feira (2), iniciou capacitação para turismólogos, técnicos de turismo, guias e monitores ambientais. O curso Gestão de Riscos em Áreas Naturais segue até quarta-feira (4), ministrado pelo professor Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep). A capacitação pretende orientar profissionais sobre a gestão de riscos em atrativos naturais e ajudar na identificação e manejo dos riscos com aulas práticas na cachoeira dos Três Tombos.
O local está fechado desde 2022 por causa de fissuras no paredão da queda d’água. A Funep fez um estudo e apontou que a reabertura do terceiro poço para contemplação é possível, desde que respeitada uma distância segura da queda d’água. Segundo a prefeitura de Ilhabela, o relatório servirá de base para instalação de placas de sinalização de advertência no local, indicando as áreas seguras para visitação.
Com a reabertura do terceiro poço da cachoeira dos Três Tombos, além de admirar a paisagem, os visitantes poderão aprender mais sobre os riscos naturais e a história geológica do local.