Moradores que acompanhavam o resgate relataram que uma baleia adulta foi vista, algumas vezes, após a arrebentação e pode ser a mãe do filhote
Um filhote de baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhou na ponta norte da cidade de Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, na manhã de segunda-feira (2). A equipe do IPeC (Instituto de Pesquisas Cananeia), responsável pelo trecho 7 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Santos, foi acionada por moradores e constatou que o animal estava vivo.
O filhote media entre 3,5 e 4 metros de comprimento e, após avaliação, a equipe constatou que, apesar de estressado em decorrência do encalhe, estava em boas condições corporais e sem nenhuma lesão externa. Moradores que acompanhavam o procedimento relataram que uma baleia adulta foi vista algumas vezes, após a arrebentação, e a equipe do IPeC crê que possa se tratar da mãe do filhote.
Como a maré estava subindo rapidamente e seria a única chance de reintrodução, a equipe organizou uma força-tarefa para posicionar o animal corretamente e, de maneira sincrônica com as ondas, para possibilitar a flutuação parcial do animal; assim, com muito esforço, foi possível devolvê-lo ao mar. O filhote nadou em linha reta e conseguiu facilmente transpor a arrebentação.
Na sequência, a equipe do IPeC percorreu a praia na tentavia de visualizar o animal, mas ele não foi mais visto. Resta a torcida para que o filhote tenha conseguido reencontrar sua mãe.
Com informações de IPeC