Entre as atividades do Instituto Conservação Costeira estão uma tenda de educação ambiental na praia de Maresias e o replantio de jundu
Maior campeonato de surfe do mundo, a World Surf League (WSL), terá ações de educação ambiental na etapa do Qualifying Series 6000 (QS) de São Sebastião. O Instituto Conservação Costeira marcará presença com uma tenda de educação ambiental na praia de Maresias, durante a etapa do Circuito Banco do Brasil, entre os dias 22 e 27 de abril.
Serão realizadas gincanas, oficinas, jogos educativos e uma intervenção artística com um palhaço local e seu megafone, promovendo o engajamento da população na proteção do meio ambiente. O objetivo é aproximar o público do universo da conservação e promover um litoral mais sustentável. Programação gratuita.
Um dos destaques será o replantio de jundu, vegetação nativa essencial para o equilíbrio ecológico das praias, em Maresias, e na praça Pôr do Sol, em Boiçucanga. Ele atua como uma barreira natural contra a erosão e o avanço do mar, protegendo o solo e ajudando a manter o desenho natural da faixa de areia. Também é um habitat importante para várias espécies de plantas e animais, muitas delas endêmicas ou ameaçadas de extinção.
Com sede no litoral norte, o Instituto Conservação Costeira atua há mais de uma década na conservação da Mata Atlântica e da zona costeira da região. Com forte presença nas escolas públicas, o instituto desenvolve projetos de educação ambiental e climática, além de conduzir ações de restauração ecológica, como encostas afetadas por deslizamentos, utilizando drones e sementes nativas.