Animal de 16kg passou por isolamento na faixa de areia e, agora, recebe cuidados veterinários no centro de reabilitação do Instituto Gremar

O lobo-marinho avistado na faixa de areia da praia do Tombo, em Guarujá, foi resgatado na manhã da quarta-feira (24) por equipes do Instituto Gremar. O animal foi localizado durante uma ação de monitoramento feita pela instituição, que atua no atendimento e conservação da fauna marinha na região.
Segundo o Instituto Gremar, trata-se de um exemplar jovem, com aproximadamente 16 quilos. Para garantir a segurança do animal e evitar a aproximação de curiosos, a área onde ele estava chegou a ser isolada durante o trabalho das equipes especializadas.
Casos como este são relativamente comuns no litoral paulista durante o inverno. De acordo com o Instituto Gremar, a maioria dos lobos-marinhos resgatados na região é formada por animais jovens, que chegam às praias após longos deslocamentos vindos de áreas reprodutivas da Argentina e do Uruguai. Eles costumam utilizar a costa brasileira como ponto de descanso e alimentação, exigindo monitoramento para garantir sua segurança e bem-estar.
Após o resgate, o lobo-marinho foi encaminhado ao Centro de Reabilitação do instituto, onde passou a receber atendimento veterinário. No local, ele está sendo submetido a avaliações clínicas e exames que irão auxiliar na definição do tratamento mais adequado para sua recuperação.
De acordo com o Gremar, o animal permanece em processo de estabilização, em ambiente com temperatura controlada e sob monitoramento constante. A expectativa dos profissionais é que ele apresente boa evolução e, após a recuperação, possa ser devolvido ao seu habitat.