ATERRAMENTO ILEGAL

GCM flagra crime ambiental em área de mangue em São Vicente

Motorista é levado à delegacia após despejo de resíduos em APP no Jardim Rio Branco, com suspeita de crime ambiental de aterramento ilegal


Redação
Publicado em 22/04/2026, às 15h57

FacebookTwitterWhatsApp

GCM flagra crime ambiental em área de mangue em São Vicente
Investigação indicou que o descarte tinha como finalidade o aterramento da área de mangue - Divulgação / PSV


A Guarda Civil Municipal de São Vicente flagrou descarte irregular de resíduos, no bairro Jardim Rio Branco, na área continental do município. Durante patrulhamento, na manhã de sábado (18), a equipe identificou um caminhão que efetuava despejo de material em área de preservação permanente, em região de mangue próxima ao rio Mariana.

O veículo foi abordado no local, e o motorista apresentou versões diferentes sobre a ação. Primeiro, alegou problema mecânico na caçamba. Depois, afirmou que o material seria deixado para secagem antes de uso em obras do VLT.

A investigação indicou que o descarte tinha como finalidade o aterramento da área de mangue, prática considerada crime ambiental pela legislação vigente. Ainda segundo a ocorrência, a empresa apresentou uma autorização que não corresponde ao local onde o material foi despejado, o que invalida a justificativa apresentada.



Diante da irregularidade, o motorista foi conduzido ao 1º Distrito Policial para registro da ocorrência e demais providências legais. A autoridade de plantão determinou a elaboração do boletim de ocorrência e solicitou perícia no local para avaliar os danos ambientais.

O caso segue sob investigação para apurar responsabilidades e possíveis sanções à empresa envolvida.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!