Ação ambiental no sábado (20) integra projetos locais de conservação e contará com atividades educativas e exposição sobre resíduos coletados

Bertioga promoverá grande mobilização ambiental no dia 20 de setembro. A cidade participará do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) com uma ação especial na praia de Itaguaré, que unirá mutirão de limpeza, atividades educativas e exposição artística sobre os resíduos coletados ao longo do ano.
A iniciativa, que integra o Projeto Maré de Consciência e o Projeto Preserve Itaguaré, é uma realização do Greenpeace Bertioga e da Associação São Lourenço e Itaguaré, com apoio da prefeitura de Bertioga e diversas outras instituições.
A praia de Itaguaré, localizada no Parque Estadual Restinga de Bertioga, é um importante santuário ecológico, lar de restinga preservada, manguezais e rica avifauna. Apesar de protegida, a praia sofre com a chegada de resíduos trazidos pelas correntes marítimas e o descarte irregular.
O projeto Preserve Itaguaré, criado em março de 2025, já retirou mais de 1,5 tonelada de resíduos do ambiente costeiro até agosto.
O Dia Mundial da Limpeza é uma mobilização de alcance mundial, que coloca Bertioga em sintonia com milhões de pessoas em defesa do planeta", afirma Mylene Lyra, diretora de Educação Ambiental de Bertioga.
Raphael Roberto, coordenador do Greenpeace, em Bertioga, complementa que a ação "não é apenas um recolhimento de resíduos, mas um ato de conscientização e transformação".
As atividades começam às 8h, no Quintal Itaguaré, com a chegada das equipes, boas-vindas e orientações. Às 8h55, haverá distribuição de coletes, luvas e sacos, e o mutirão de limpeza inicia às 9 horas.
Simultaneamente, das 9h às 15h, haverá exposição interativa dos resíduos coletados e tendas educativas do Greenpeace, APA Marinha do Litoral Centro, Parque Estadual da Restinga de Bertioga e Centro de Educação Ambiental.
Às 10h30, será feita a triagem e pesagem dos resíduos. O mutirão de limpeza encerra às 12h30, mas a exposição e as tendas educativas seguem até as 15 horas.
Interessados em participar podem se inscrever pelo link.