Pior situação é a da cidade de Ilhabela, com 8 praias com bandeira vermelha; veja as condições nas demais cidades do litoral norte e Baixada Santista

O boletim semanal da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) sobre a qualidade das praias do litoral de São Paulo, divulgado na quinta-feira (4), apontou uma piora na balneabilidade. Enquanto no boletim anterior 16 praias estavam impróprias para banho, no atual informativo 35 aparecem com a bandeira vermelha. Ao todo 175 praias são monitoradas pela Cetesb. Confira a situação na Baixada Santista e litoral norte.

A Cetesb realiza a coleta de amostras de água em diversos pontos da costa do litoral de São Paulo, seguindo os critérios definidos pela Resolução nº 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Segundo Claudia Lamparelli, gerente da divisão de águas litorâneas da Cetesb, o objetivo principal do programa é monitorar a qualidade das praias do estado, permitindo que a população escolha locais seguros para frequentar.
Semanalmente, são realizadas análises para verificar a densidade de bactérias fecais, como enterococos, nas amostras de água coletadas durante cinco semanas consecutivas. Além dessas bactérias, fatores como a presença de óleo, maré vermelha, floração de algas tóxicas e surtos de doenças transmitidas pela água também podem comprometer a qualidade da praia, tornando-a imprópria para banho.
A Cetesb alerta que o banho de mar deve ser evitado até 24 horas após chuvas. Também não é recomendável nadar em canais, córregos e rios que desembocam no oceano, nem ingerir água do mar.
Crianças, idosos e pessoas com imunidade reduzida são mais vulneráveis a doenças e infecções ao entrar em contato com águas contaminadas. Além da gastroenterite, podem ocorrer infecções nos olhos, ouvidos, nariz e garganta.