ESTADOS UNIDOS

Whoopi Goldberg é suspensa de emissora por comentário sobre Holocausto

Atriz se desculpou, mas comentário foi condenado por lideranças políticas e religiosas. Presidente da emissora classificou fala da atriz como “errada e ofensiva”

Da redação
Publicado em 02/02/2022, às 14h41 - Atualizado às 14h54

FacebookTwitterWhatsApp
Whoopi Goldberg Whoopi Goldberg é suspensa de emissora por comentário sobre Holocausto - Imagem: Entertainment Weekly
Whoopi Goldberg Whoopi Goldberg é suspensa de emissora por comentário sobre Holocausto - Imagem: Entertainment Weekly

A aclamada atriz Whoopi Goldberg foi suspensa por duas semanas do programa da ABC News “The View”, do qual é co-apresentadora, pelo que o presidente da rede de TV dos EUA classificou como “comentários errados e ofensivos” sobre judeus e o Holocausto.  

A suspensão da estrela de Mudança de Hábito ocorreu nesta terça-feira (1). No dia anterior, durante uma discussão no programa, Goldberg afirmou que raça não foi um fator no Holocausto.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CostaNortesonoticias2 📲

A atriz se desculpou horas depois e durante o programa da manhã do dia seguinte, terça-feira. “Minhas palavras incomodaram tantas pessoas, o que nunca foi minha intenção”, disse ela na transmissão. Entretanto, o comentário original foi condenado por diversos líderes judeus e entidades dos EUA.  

O comentário que suscitou a suspensão foi feito por Goldberg durante uma discussão ao vivo sobre a proibição por um conselho escolar do Tennessee do livro “Maus”, vencedor do prêmio Pulitzer. O conselho teria ficado desconfortável com cenas de nudez no livro, que trata dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial

Na ocasião, ao se opor à proibição, Goldberg afirmou que o Holocausto “não era sobre raça...é sobre a desumanidade do homem para com outro homem”, segundo informações da Associated Press (AP).   

"Eu falei errado", disse Goldberg na abertura do programa do dia seguinte. Lideranças religiosas, de entidades relacionadas aos direitos humanos e o Museu do Holocausto dos EUA condenaram a fala da atriz.

“Tudo sobre a Alemanha nazista e sobre o ataque aos judeus e sobre o Holocausto era sobre raça e racismo. Esse é um fato histórico infeliz e inatacável”, disse à AP o rabino Abraham Cooper.

“Com efeito imediato, estou suspendendo Whoopi Goldberg por duas semanas por seus comentários errados e ofensivos”, disse Kim Godwin, presidente da ABC, em seu comunicado.

Com informações de Associated Press | David Bauder

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!