ASSUSTADOR

Vídeo mostra raio acertando em cheio veículo em estrada nos EUA

Flagrante foi feito por mãe de família que acompanhava o marido e os filhos no carro de trás. Tudo não passou de um susto

Esther Zancan
Publicado em 09/07/2022, às 11h13 - Atualizado às 15h26

FacebookTwitterWhatsApp
Momento exato em que raio atinge caminhonete nos EUA Vídeo mostra raio acertando em cheio veículo em estrada nos EUA - Reprodução/Internet
Momento exato em que raio atinge caminhonete nos EUA Vídeo mostra raio acertando em cheio veículo em estrada nos EUA - Reprodução/Internet

Uma mãe tomou um susto digno de filmes de terror em uma estrada da cidade de São Petersburgo, no estado da Flórida, nos Estados Unidos . Ela presenciou (e filmou!) o momento exato em que um raio acerta em cheio a caminhonete em que seu marido e filhos estavam a bordo. 

𝗙𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗯𝗲𝗺 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗱𝗼, 𝗳𝗮𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗴𝗿𝘂𝗽𝗼 𝗻𝗼 𝗪𝗵𝗮𝘁𝘀𝗔𝗽𝗽 ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Michaelle May Whalen estava no carro de trás no qual seguia o restante da família e filmava a viagem. Até que uma violenta descarga elétrica de um temporal na região acertou o veículo. Assista ao terrível flagrante, que aconteceu no dia 1º de julho:

Segundo informações do jornal The Washington Post, apesar do forte impacto da descarga elétrica, o marido e filhos de Michaelle não sofreram ferimentos. Mas a caminhonete teve perda total. 

À rede de TV americana NBC, o marido de Michaelle, Edward Whalen, disse que quando o raio atingiu o veículo, sentiu apenas um leve zumbido. Ele também contou sobre a preocupação com a esposa: “Eu tive que pular da caminhonete e correr de volta para ela (Michaelle), abraçá-la e deixá-la saber que estávamos todos bem”.

Edward também relatou que tiveram dores de cabeça após o assustador incidente. 

Gaiola de Faraday

A verdade é que o interior de um veículo (devidamente fechado) é um local seguro para se estar durante uma tempestade de raios. E o que explica isso é a ciência. 

Em 1836, o físico britânico Michael Faraday fez um experimento que demonstrou que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior oco, já que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora. Essa descoberta acabou levando o nome de “Gaiola de Faraday”, em homenagem a Michael Faraday. 

Os carros funcionam como uma espécie de Gaiola de Faraday durante tempestades de raios. Mas é importante salientar que, se o veículo for atingido por um raio, não se deve tocar nenhuma parte metálica deste imediatamente após a descarga elétrica. 

Leia também: Aurora boreal em vórtice fascina até a Nasa

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!