UM PAÍS EM CHOQUE

Tragédia na França: mulher é decapitada e mais duas pessoas são mortas dentro de igreja

Agressor gritava palavras religiosas enquanto perseguia e desferia golpes de faca nas vítimas; homem foi baleado e preso

Da redação
Publicado em 29/10/2020, às 09h49 - Atualizado às 13h23

FacebookTwitterWhatsApp
Samuel Paty - Imagem:  reprodução
Samuel Paty - Imagem: reprodução

Uma mulher foi decapitada e ao menos mais duas pessoas morreram num ataque com faca numa catedral na cidade de Nice, no sul da França, na manhã desta quinta-feira, 29, de acordo com a polícia local. O suposto agressor foi ferido a tiros pela polícia, medicado no local, e levado a um hospital.

O crime ocorreu por volta das 9h do horário local (5h no horário de Brasília). Segundo a polícia de Nice, um homem e uma mulher foram mortos no interior da Basílica de Notre-Dame e uma pessoa foi ferida com gravidade e morreu num café nas imediações, onde ela teria se escondido.

https://www.youtube.com/watch?v=huUnX6U2Hfw&feature=youtu.be&ab_channel=TVCulturaLitoral

O motivo do atentado ainda não foi esclarecido, entretanto a França vive profundos conflitos envolvendo franceses de diferentes religiões e origens étnicas. O prefeito de Nice, Christian Estrosi, disse que o agressor gritada palavras religiosas enquanto perpetrava os ataques. Ele comparou o ataque de hoje com o cometido contra o professor Samuel Paty, degolado quando saía da escola onde dava aula, no subúrbio de Paris, em 16/10.  O prefeito acrescentou que o sacristão da igreja está entre os mortos.  

Samuel Paty (Imagem: reprodução)

Acima, Samuel Paty, decapitado no dia 16, quando saia da escola onde dava aula.

Segundo a investigação local, o agressor, que foi alvejado, medicado no local e encaminhado a um hospital, teria se identificado como Brahim e disse ter 25 anos.

O presidente da França, Emmanuel Macron anunciou que vai até Nice ainda nesta quinta-feira. A Basílica de Notre-Dame, junto da torre Eiffel, é uma das paisagens mais difundidas da França. O igreja fica na avenida Jean Médecin, a rua comercial mais movimentada da cidade do sul francês.

Na mesma cidade, em 2016, durante um feriado nacional (14 de julho) um homem de 31 anos avançou com um caminhão sobre a multidão e matou 86 pessoas.   

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!