INVENTAM CADA UMA...

Pum tributado? Nova Zelândia quer cobrar taxa por gases emitidos por bovinos

Gases emitidos pelo rebanho do país da Oceania são vistos como um grande problema ambiental

Da redação
Publicado em 12/10/2022, às 14h33 - Atualizado em 13/10/2022, às 09h55

FacebookTwitterWhatsApp
Nem soltar um punzinho em paz o gado da Nova Zelândia vai poder mais Pum tributado? Nova Zelândia quer cobrar taxa por gases emitidos por bovinos Vaca no pasto - Pexels
Nem soltar um punzinho em paz o gado da Nova Zelândia vai poder mais Pum tributado? Nova Zelândia quer cobrar taxa por gases emitidos por bovinos Vaca no pasto - Pexels

A coisa vai ficar meio apertada para os bois lá na Nova Zelândia. É que o país da Oceania estuda tributar os gases emitidos pelos bovinos e que colaboram para o efeito estufa. Sim, agora querem cobrar tarifa até sobre pum.

Não precisa nem falar que o assunto gerou polêmica. Segundo a primeira-ministra Jacinda Ardern, este seria o primeiro imposto do tipo no mundo.

A Nova Zelândia possui um rebanho de 6,2 milhões de cabeças de gado atualmente. Os gases que esse tanto de bovinos emitem são considerados um dos principais problemas ambientais do país.

A ideia é fazer com que os fazendeiros paguem a taxa pela poluição que seus animais produzem, como o gás metano proveniente dos arrotos e flatos e o óxido nitroso da urina dos bovinos. Se a proposta for aprovada no próximo ano, deve entrar em vigor em três anos.

O presidente do grupo de pecuaristas Federated Farmers, Andrew Hoggard, obviamente não gostou nada dessa história de tributar pum. Ele disse que a proposta “destruiria as pequenas cidades da Nova Zelândia”.

*Com informações de MetSul

Leia também: Gaivota é resgatada com projétil na altura do fêmur no litoral sul de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!