CALOR EXTREMO

Onda de calor na Europa já ocasionou mais de mil mortes

Países como Portugal, Espanha, França e Inglaterra sofrem com as altas temperaturas

Esther Zancan
Publicado em 18/07/2022, às 14h04 - Atualizado às 14h21

FacebookTwitterWhatsApp
Previsão do tempo para a Inglaterra nesta terça (19) se assemelha a uma previsão hipotética feita para o ano de 2050, devido ao aquecimento global Onda de calor na Europa já ocasionou mais de mil mortes - Reprodução/Twitter @SimonLeeWx
Previsão do tempo para a Inglaterra nesta terça (19) se assemelha a uma previsão hipotética feita para o ano de 2050, devido ao aquecimento global Onda de calor na Europa já ocasionou mais de mil mortes - Reprodução/Twitter @SimonLeeWx

Uma onda de calor extremo vem atingindo a Europa há uma semana e, de acordo com órgãos de saúde de Portugal e Espanha, as altas temperaturas já teriam ocasionado mais de mil mortes.

Portugal chegou a registrar 47 graus na última quinta-feira (14), na região norte do país. Esta é a maior temperatura já registrada em terras lusitanas em um mês de julho, verão no hemisfério norte.

A Península Ibérica é a região mais atingida do continente, mas países como a França e até a Inglaterra também sofrem com o calorão sem limites.

Incêndios florestais atingem Portugal, Espanha e França, e já obrigaram milhares de pessoas a abandonarem suas residências. 

Um dos muitos incêndios florestais registrados no continente devido à onda de calor extremo Onda de calor na Europa já ocasionou mais de mil mortes Bombeiro em frente à área de incêndio florestal (Reprodução/Reuters)

A previsão é que o forte calor continue nos próximos dias. As temperaturas devem chegar aos 40 graus em diversas cidades da França, inclusive Paris. 

Na Inglaterra, a previsão do tempo indica temperaturas chegando a também inacreditáveis 40 graus em algumas cidades, inclusive a capital, Londres. A previsão para esta terça (19) se assemelha a uma previsão hipotética feita para o ano de 2050 no país, levando em conta o aquecimento global.

Previsão do tempo para a Inglaterra nesta terça (19) se assemelha a uma previsão hipotética feita para o ano de 2050, devido ao aquecimento global Onda de calor na Europa já ocasionou mais de mil mortes (Reprodução/Twitter @SimonLeeWx)

Mortes

De acordo com a agência Reuters, a onda de calor extremo na Espanha, que dura por volta de uma semana, já ocasionou por volta de 360 mortes, segundo o Instituto de Saúde Carlos III.

Em Portugal, segundo o Ministério da Saúde do país, 659 pessoas, na maioria idosos, morreram devido ao forte calor, entre 7 e 13 de julho. 

O órgão de proteção civil de Portugal relata que, na última semana, os incêndios no país provocaram duas mortes e sessenta pessoas ficaram feridas. Estima-se que entre 12 e 15 mil hectares de florestas portuguesas arderam desde o início da onda de calor. 

Leia também: Incêndios florestais atingem França e Espanha em meio à onda de calor

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!