Considerada um dos piores desastres climáticos do país, tempestade de inverno Elliot segue causando desastres
A nevasca histórica que atinge grande parte do leste e centro dos EUA já matou mais de 30 pessoas e continua provocando estragos, segundo informações desta segunda (26) da imprensa do país. Considerada um dos piores desastres climáticos da história dos EUA, desde a última quarta (21) a tempestade de inverno ceifou vidas nos estados de Nova York, Colorado, Kansas, Vermont, Ohio, Missouri e Wisconsin.
Segundo informações de hoje da Associated Press (AP), o estado de Nova York foi um dos estados mais atingidos e contabiliza o maior número de mortos, 27. Eles foram encontrados em seus carros, casas e em bancos de neve. Alguns morreram enquanto cavavam a neve, afirmam veículos locais. Há registros de montanhas com mais de 2,4 metros de neve acumulada em cidades do estado.
Em pronunciamento, Kathy Hochuel, governadora de Nova York, comparou o estado a uma zona de guerra. “A imagem dos veículos jogados para os lados da estrada é impactante”.
Ainda não há balanços oficiais de vítimas. Números divulgados pela imprensa do país divergem entre 37 e 48 mortos.
Segundo a AP, cerca de 60% da população dos EUA (330 milhões) foram afetados de alguma forma pela nevasca. Mais de 1,7 milhão ficaram sem energia elétrica simultaneamente no pico do desastre.
Hoje, entre 60 mil e 100 mil permanecem sem energia. De sexta até ontem, mais de 12,5 mil viagens aéreas foram canceladas de acordo com o site Flightaware especializado em alertas de voo.
Segundo meteorologistas, a tempestade de inverno batizada de Elliot foi provocada pela combinação de baixa pressão atmosférica com o choque de massas de ar frio, vindas do ártico, e quente, vindas do Golfo do México.
Após ter alertado para a possibilidade de temperaturas entre -45ºC e -56ºC, o Serviço Nacional de Meteorologia disse que as temperaturas no leste e centro dos Estados Unidos devem voltar aos padrões da estação por volta da próxima semana.
Leia também: Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas em parte do estado de SP
Comentários