IN MEMORIAN

No Brasil, rainha Elizabeth II presenciou o 900º gol do Pelé

Representando o Santos na seleção paulista, Pelé marcou o 900° gol de sua carreira diante dos olhos da rainha da Inglaterra; o rei do futebol relembrou o momento histórico ao lado dela ao lamentar sua morte

Lenildo Silva
Publicado em 08/09/2022, às 16h08 - Atualizado às 17h28

FacebookTwitterWhatsApp
Representando o Santos na seleção paulista, Pelé marcou o 900° gol de sua carreira diante dos olhos da Rainha da Inglaterra Rainha Pelé e a Rainha Elisabeth II em encontro no Maracanã, em 1968 - Foto: Evandro Teixeira/Arquivo
Representando o Santos na seleção paulista, Pelé marcou o 900° gol de sua carreira diante dos olhos da Rainha da Inglaterra Rainha Pelé e a Rainha Elisabeth II em encontro no Maracanã, em 1968 - Foto: Evandro Teixeira/Arquivo

 A rainha Elizabeth II, então com 42 anos de idade e 16 de reinado, esteve no Brasil em novembro de 1968; foi sua primeira e única visita. Em seu último dia no país, a rainha e seu esposo, Príncipe Philip (1921-2021), assistiram à partida entre a seleção Paulista contra a seleção Carioca no Rio de Janeiro (RJ).

"Majestade, este é o jogador Pelé, famoso mundialmente", apresentou Lael Soares, o chefe do cerimonial do Palácio Guanabara, a sede oficial do governo do Rio de Janeiro. "Ah, eu sei!", sorriu a rainha, estendendo a mão. "Já o conheço de nome. E me sinto muito feliz em cumprimentá-lo".

"Diz para ela que estou emocionado por ter participado de um jogo que contou com a sua presença", pediu Pelé, meio sem jeito, ao intérprete real. "Diga para ele que a felicidade é minha", respondeu a rainha com outro sorriso.

O diálogo acima, reproduzido na edição do dia 11 de novembro de 1968 do jornal O Globo, marcou um autêntico encontro real, que aconteceu entre os dias 1º e 11 de novembro de 1968, em plena ditadura militar. O jogo no Maracanã (RJ), visto por 105,7 mil espectadores, reuniu os melhores atletas de São Paulo contra os do Rio.

O 'rei' Pelé tinha apenas 28 anos e já era bicampeão do mundo, títulos conquistados nas Copas de 1958, na Suécia, e de 1962, no Chile. Dali a um ano e sete meses, ganharia o tricampeonato no México, em 1970; antes, em 1962 e 1963, já tinha conquistado com o Santos Futebol Clube o BI Mundial de Clubes. 

Os dois se encontraram na Tribuna de Honra do Estádio Mário Filho, o Maracanã, depois de uma partida entre as seleções do Rio e de São Paulo. Os paulistas venceram a disputa por 3 a 2. Pelé, o capitão da seleção paulista, marcou um dos gols, o 900º de sua carreira, aos 39 do primeiro tempo.

A rainha Elizabeth 2ª assistiu ao jogo ao lado do marido, o Príncipe Philip, e do governador da Guanabara Negrão de Lima (1901-1981). Para não perder nenhum lance, retirou um binóculo de sua inseparável Launer, sua marca de bolsa favorita. Sua coleção tem mais de 200 modelos.

Em sua única visita ao país, a rainha da Inglaterra conheceu seis cidades em 11 dias. A viagem começou no dia 1º de novembro e percorreu seis cidades: Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Nas redes sociais, o rei do futebol relembrou o momento único com a soberana divulgando quatro fotos ao seu lado e lamentou sua morte. 

"Sou um grande admirador da rainha Elizabeth II desde a primeira vez que a vi pessoalmente, em 1968, quando ela veio ao Brasil para testemunhar nosso amor pelo futebol e vivenciar a magia de um Maracanã lotado. Seus feitos marcaram gerações. Esse legado durará para sempre", escreveu Pelé.

Morte da Rainha

A morte da rainha Elizabeth foi oficialmente anunciada na tarde desta quinta-feira (8), por meio das redes sociais da Família Real. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, anunciou.

Elizabeth casou-se com o príncipe Phillip em 1947. O matrimônio dos dois foi uma das marcas das sete décadas de reinado – não apenas por conta de polêmicas, mas também devido à parceria do casal que se manteve unido até o fim. O príncipe consorte faleceu em abril de 2021, aos 99 anos, deixando a esposa depois de 73 anos juntos. Eles tiveram quatro filhos: Charles, Andrew, Anne e Edward.

Sucessor

Após a divulgação da morte da rainha Elizabeth II, seu primogênito, o príncipe Charles, divulgou a primeira mensagem como rei. Ele deverá ser conhecido como Rei Charles III.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!