Primeiro-Ministro do país, Pedro Sanchez, afirma que gratuidade é para trens locais e de média distância operados pelas linhas de Cercanías, Rodalies e Media Distance
A Espanha, país do continente europeu, agora conta com uma vantagem para passeios de trem. O país oferecerá a partir de setembro viagens gratuitas até o fim de 2022.
Leia também: Pessoas acima de 35 anos já podem tomar a 4ª dose da vacina contra covid-19 em PG
De acordo com o governo espanhol, que anunciou a nova medida em 13 de julho, o país deixará de cobrar por bilhetes de trens operados pelas linhas de Cercanías, Rodalies e Media Distance.
Anteriormente, alguns serviços ferroviários já tinham tido valores reduzidos para a metade, agora a medida se estenderá e os tíquetes passam a ser gratuitos.
O intuito é combater os níveis ascendentes de inflação e custos de energia no país.
De acordo com o Primeiro-Ministro Pedro Sanchez, a gratuidade é válida para trens locais e de média distância.
"Esta medida encoraja o uso máximo deste tipo de transporte público coletivo para garantir os necessários deslocamentos diários com meios de transporte seguros, confortáveis, econômicos e sustentáveis, em meio a circunstâncias extraordinárias de aumento constante de energia e preços de combustível", disse o Ministério de Transporte da Espanha à emissora norte-americana CNN.
É importante ressaltar que bilhetes de jornada única ou viagens de longa distância continuarão com a cobrança inteira.
Outro país que tenta driblar a crise econômica pós-pandemia é a Alemanha, que ofertar, em caráter temporário, um bilhete único de 9 euros, cerca de R$ 49,00, o qual pode ser utilizado de forma ilimitada por todo país.
Comentários