INTERNACIONAL

Adolescentes negro e branco brigam em shopping nos EUA e polícia só algema um; assista

Vídeo reacendeu debate sobre violência policial contra negros nos Estados Unidos. Advogado que defendeu família de Goerge Floyd exigiu explicações da polícia, disse que agentes julgaram jovem negro pela cor da pele e vai representar sua família

Da redação
Publicado em 17/02/2022, às 16h34 - Atualizado às 16h59

FacebookTwitterWhatsApp
Enquanto adolescente branco foi contido em sofá, adolescente negro foi jogado no chão e algemado Adolescente negro e branco brigam em shopping nos EUA e polícia só algema um; Assista Adolescente brancos e negros brigando e policiais interferindo - Imagem: Reprodução / Twitter
Enquanto adolescente branco foi contido em sofá, adolescente negro foi jogado no chão e algemado Adolescente negro e branco brigam em shopping nos EUA e polícia só algema um; Assista Adolescente brancos e negros brigando e policiais interferindo - Imagem: Reprodução / Twitter

O debate sobre a seletividade e violência policial foi reacendido nos Estados Unidos após policiais serem flagrados separando uma briga entre dois adolescentes, um branco e um negro, com evidente diferença de tratamento. Um vídeo do flagrante, gravado em um shopping, gerou indignação no país.

Nas imagens (assista abaixo), uma dupla de policiais separa a briga rapidamente. Ao mesmo tempo em que uma policial contém o garoto branco, deixando-o sentado em um sofá, o adolescente negro é atirado no chão e contido violentamente pelo outro agente que chega a pressionar os joelhos nas costas do adolescente. Em seguida, os dois policiais algemam somente o adolescente negro, enquanto a cena é gravados por outros jovens.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

A abordagem policial e a briga aconteceram no último sábado (12) em Bridgewater, no estado de Nova Jersey. Após viralizar nas redes sociais, o caso foi divulgado pelos principais canais de TV dos Estados Unidos.

As imagens não mostram o que levou à briga ou o que aconteceu depois. Em entrevista à CNN dos EUA, o jovem negro algemado, identificado como Z’Kye, disse que a briga começou quando ele foi defender um amigo que sofria bullying do jovem branco. Z’Kye tem 14 anos. O jovem branco não foi identificado.

Ao canal de TV, Ebone, mãe de Z’Kye, protestou contra a diferença de tratamento. “Por que o outro garoto está sentado, olhando meu filho ser humilhado e algemado? Simplesmente não faz sentido. Odeio ter que dizer isso, mas se não foi por uma questão racial, então foi por quê?", questionou.

O prefeito da cidade disse que não comentaria um caso em andamento. Já o governador do estado disse em uma rede social que está “profundamente perturbado com o que parece ser um tratamento racialmente desigual ".

O advogado e ativista Ben Crump, que representou a família de George Floyd na Justiça, também assumiu o caso de Z’kye e vai representar sua família.

Crump disse que a polícia não explicou sobre os motivos da diferença de abordagem e questionou. “Por que o garoto negro é considerado culpado e o garoto branco é considerado inocente?"

Em um comunicado divulgado por seu escritório, o advogado afirmou que apesar da “atitude nobre” do adolescente negro em  defender um amigo bem menor que o outro adolescente, “para os policias, por causa da cor de sua pele, essa nobreza não estava nem no reino das possibilidades”.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!