Por Ana Cláudia Gomes
Imprimir uma característica de administração moderna ao poder público de Mongaguá foi a proposta do prefeito Paulo Wiazowisk Filho (DEM) desde o início de sua administração. E para ele, essa meta está sendo atingida.
Ele falou sobre essa nova forma de governar durante entrevista ao vivo no programa ‘Café da Manhã’ da TV Costa Norte – Canal 48 UHF, nesta quarta-feira (18). “Acabou a época do político populista, que falava muito e fazia pouco”, disse Wiazowisk. Para ele, a administração deve contar com um organograma de realizações. “É claro que sempre se esbarra na questão financeira. Mas administrar é estabelecer prioridades”.
Gestão
Entre as principais mudanças que ele destacou em sua gestão e que demonstram a busca por uma administração moderna, está o aparelhamento da máquina administrativa. Segundo o prefeito, foi criada a Procuradoria Municipal, cuja função até então era exercida por um departamento jurídico; foram criados planos de carreira para o setor da Educação e GCM (Guarda Civil Municipal); e já está em estudo o Plano de Cargos e Salários.
Nova metodologia
Para Wiazowisk, essas medidas eram necessárias para acabar com o modelo de administração pública morosa. “Mongaguá passou 30 anos alternando sempre os mesmos prefeitos. Foi necessário introduzir uma metodologia nova e gradativa”. O prefeito acredita que o ponto principal para conquistar o objetivo é a humanização e conscientização dos funcionários públicos. “Atualmente, o funcionário público não visa a estabilidade. Ele estuda, se especializa e isso deve ser valorizado”.
Qualificação
O prefeito ainda afirmou que a prefeitura vem investindo em qualificação profissional, acompanhando o desenvolvimento do setor de petróleo e gás. Uma parceria com o Senai garantiu a implantação de uma unidade em Mongaguá e gestões junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia possibilitaram a instalação de uma Etec na cidade. “Agora vamos doar o prédio para o Estado para que sejam realizadas obras de ampliação e assim oferecer mais vagas”, prometeu.
Comentários