TSUNAMI

Vulcão submarino entra em erupção e causa tsunami no Pacífico Sul

Fato aconteceu neste sábado (15) e moradores fugiram para locais mais altos

Da redação
15/01/2022 às 15:10.
Atualizado em 15/01/2022 às 15:59
Vulcão fica a cerca de 65 quilômetros de Tongatapu, principal ilha da nação, com cerca de 71.000 habitantes (Reprodução YouTube)

Vulcão fica a cerca de 65 quilômetros de Tongatapu, principal ilha da nação, com cerca de 71.000 habitantes (Reprodução YouTube)

Neste sábado (15) um tsunami atingiu Tonga, no Pacífico Sul, após a erupção de um vulcão submarino. Ondas de cerca de um metro de altura foram vistas na capital do país, Nuku'alofa, que teve regiões inundadas

De acordo com o UOL, depois da erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai, as autoridades locais emitiram um alerta de tsunami para todo o país. O vulcão fica a cerca de 65 quilômetros de Tongatapu, principal ilha desta nação que possui cerca de 71.000 habitantes.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CostaNortesonoticias4 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Depois de um tsunami com aproximadamente 30 cm, o vulcão entrou em erupção novamente. "O chão tremeu, a casa inteira foi sacudida. Vinha em ondas. Meu irmão caçula achou que tinham bombas explodindo perto de casa. Soubemos, em seguida, que era um tsunami, com a água brotando na casa. A gente ouvia gritos por todos os lados, e todo o mundo começou a fugir para as partes mais altas", relatou um morador ao site de notícias Stuff.

Na sexta-feira (14), cientistas observaram explosões maciças, trovões e relâmpagos perto do vulcão. Relatos da erupção deste sábado mostram que o impacto também foi sentido em Fiji, Samoa Americana e Nova Zelândia. A erupção durou oito minutos e foi tão forte que foi ouvida "como um trovão distante" nas ilhas Fiji, a mais de 800 km de distância, disseram autoridades locais.

Os moradores foram orientados a cobrirem os reservatórios de água para protegê-los da chuva ou das cinzas ácidas. Houve alerta para tempestade na Nova Zelândia, que fica a cerca de 2.300 quilômetros de distância de Tonga. "Correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa" foram relatadas pela Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências do país.

*Com informações do UOL Notícias

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por