Voo de paratrike em Bertioga gera polêmica

Marina Aguiar
Publicado em 03/04/2020, às 14h35 - Atualizado em 23/08/2020, às 22h27

FacebookTwitterWhatsApp
Enviado via WhatsApp
Enviado via WhatsApp

Veículo de voo motorizado foi filmado em passeio durante a quarentena na praia da Enseada. Não existe proibição oficial para a prática

Um morador de Bertioga denunciou o uso de paratrikes na faixa de areia da Praia da Enseada, no trecho da localidade Jardim das Canções, no bairro Rio da Praia. O denunciante, que não se identificar, gravou um vídeo na segunda-feira, 30, no qual um paratrike, que é a combinação do parapente com um trike (veículo motorizado), sobrevoa o local.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA10 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Ele reclamou o direito de ir e vir durante a quarentena" Eu não posso ir na praia, to de frente à minha casa, mas ele pode. Já fez inúmeros voos. Cheguei do trabalho por volta das 14 horas, quero descansar e ele passa sobre as casas, fazendo barulho, dando interferência na televisão", criticou.

O proprietário da Pousada Jorai no Jardim Ana Paula (Rio da Praia), José Mario Souza Silva, explicou que seu estabelecimento reúne praticantes de trike e que não há crime algum na atividade. "Não fomos nós da pousada que aparecemos no vídeo. Devem ser pessoas que vem de longe e passam por aqui. Mas nenhum de nós sobrevoa casas, sabemos das regras e respeitamos. Não vejo problema na nossa atividade", afirmou.

A proibição de voos livres durante a quarentena contra o coronavírus (Covid-19) aconteceu em algumas cidades com grande demanda da prática esportiva. Bertioga não tem nenhuma proibição para o setor, mas o praticante deve ser habilitado em associação aerodesportiva reconhecida. A atividade é fiscalizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que também é responsável por autorizar a exploração comercial de atividades aéreas, conforme previsto no  RBAC nº 103 .

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!