TCHIBUM!!!

Você sabe quais os tipos de praia que existem?

A praia é uma faixa de terra, em declive suave, geralmente coberta de areia, que confina com o mar, rio ou lagoa. Para muitos praia é o paraíso

Da Redação
Publicado em 03/09/2021, às 12h41 - Atualizado às 16h33

FacebookTwitterWhatsApp
Praia de Guaratuba em Bertioga Praia de Guaratuba - Bertioga - Reprodução/Prefeitura de Bertioga
Praia de Guaratuba em Bertioga Praia de Guaratuba - Bertioga - Reprodução/Prefeitura de Bertioga

Brasil, um país de dimensões continentais e dono de uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo.

Não seria diferente com o litoral brasileiro. Com 10.959 quilômetros de extensão, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nossa costa conta com uma grade variedade de praias.

Por definição de dicionário a praia é uma faixa de terra, em declive suave, geralmente coberta de areia, que confina com o mar, rio ou lagoa.

Independentemente de como se descreva este espaço físico é nela que muitas famílias conseguem os seus melhores momentos, ressignificando por completo o sentido da palavra praia em seus corações.

Praias de águas claras, escuras, fundas, rasas... uma grande variedade de formações que encontram na literatura alguns poucos tipos de classificação. Afinal, você sabe quantos tipos de praias existem no Brasil?

Para responder a esta pergunta fizemos uma boa pesquisa e chegamos a lista que segue abaixo. Então se prepare, escolha o seu tipo preferido, pegue cadeira, guarda-sol, prancha e cooler e boa viagem. Esperamos que você goste.

Quais tipos de praia existem?

Nossa pesquisa conseguiu chegar a uma conclusão simples, são cinco os tipos de praias: praias rasas, praias de tombo, praias mistas ou intermediárias, praias de enseadas e praias abrigadas.

A rica geografia, diversidade cultural e linguística de nosso país permitem nomes diferentes para os tipos de praias que descreveremos abaixo, então, sinta-se a vontade para complementar nosso conteúdo nos comentários ao fim da matéria.

Vamos lá.

Praias Rasas

Praia de Guaratuba em Bertioga Praia de Guaratuba - Bertioga (Reprodução/Prefeitura de Bertioga)

Esse tipo de praia é o mais comum no Brasil. O próprio nome pode dar a falsa impressão de que a praia é rasa mesmo, mas não se engane.

As praias rasas recebem esse nome porque começam rasas e vão ganhando profundidade à medida em que se avança no sentido do mar. Ou seja, quanto mais você entra na água mais fundo vai ficando.

Este tipo de praia costuma ter uma grande faixa de areia fina, firme e geralmente escura, sem declives. São praias cujo fundo se altera constantemente e pode ter a formação de buracos.

É normal em algumas destas praias, à medida em que se entra no mar sentir que a profundidade caiu e aumentou de novo.

Praias de tombo

Praia do Tombo em Guarujá Praia do Tombo - Guarujá (Reprodução/Portal Guarujá de Turismo)

Como o próprio nome já diz, tombo, esse tipo de praia tem areias bastante inclinadas na direção do mar. Quase sempre formada por areia grossa, geralmente clara, é o tipo de praia no qual se caminha com dificuldade por conta da densidade da areia, que faz com que os pés afundem, além da inclinação que também atrapalha.

Na praia de tombo a profundidade aumenta abruptamente. Após poucos passos em direção ao mar você já estará em profundidades que requerem atenção, portanto, cuidado ao nadar.

É o tipo de praia mais procurado por surfistas pois o tipo de fundo proporciona a formação de ondas melhores do que as demais.

Praias mistas ou intermediárias

Praia de Maresias em São Sebastião Maresias - São Sebastião (Reprodução/Turismo São Sebastião)

O próprio nome deste tipo de praia já diz. As praias intermediárias conciliam aspectos das praias rasas e das praias de tombo. Possuem areia grossa fofa e, próximo da linha da água, um declive, semelhante ao encontrado nas praias de tombo.

Neste tipo de praia, geralmente, o mar apresenta o mesmo perfil da praia rasa, ou seja, a profundidade aumenta à medida em que você avança no sentido do mar.

Por isso são chamadas de praias mistas ou intermediárias. Estão no meio do caminho entre uma e outra.

Enseadas

Praia da Ensedada - Ubatuba Praia da Enseada - Ubatuba (Reprodução/Curiosidades Ubatuba)

Definida por dicionário, enseada é um substantivo feminino, descrito como "espaço que segue a curvatura de um rio, lago ou mar, formando pequeno porto para paragem de embarcações; pequena baía; angra.

Praias de enseada são as que possuem uma curvatura em forma de arco ou seio. Possuem águas geralmente calmas. As ondas menores e raras nesse tipo de praia.

Assim como as praias rasas a profundidade aumenta gradativamente e de forma consistente. A areia quase sempre é branca e fina, ótima para famílias com crianças e banhistas.

Fizemos um apanhado de cinco lindas praias de enseada presentes no litoral de SP, vale a pena conferir.

Praias abrigadas

Cantão do Indaiá em Bertioga Cantão do Indaiá - Bertioga (Reprodução/Prefeitura de Bertioga)

Assim como as praias de enseada, as praias abrigadas tem mar calmo, praticamente sem ondas, correnteza e arrasto. A profundidade delas também aumenta gradativamente.

A diferença entre as praias abrigadas e as demais é justamente o aspecto que define seu nome: morros ou qualquer outra formação que as protegem do vento. São ótimas praias para pescar e muitas delas encontram-se ao fim de outro tipo de praia... as enseadas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!