Ação de fiscalização verificou vestimentas dos manipuladores, gelo e qualidade dos pescados, que serão consumidos na Semana Santa
A prefeitura de Guarujá, no litoral paulista, notificou 25 peixarias da cidade durante a Operação Semana Santa. Executada na sexta-feira (11) e no domingo (13), a ação de fiscalização continuará ao longo desta semana, com o objetivo de garantir a segurança alimentar da população durante o período de Semana Santa, quando o consumo de pescado aumenta significativamente.
Os fiscais sanitários verificaram aspectos como qualidade e temperatura do pescado, quantidade de gelo utilizada para refrigeração, limpeza do ambiente, descarte e acondicionamento de resíduos, documentação dos estabelecimentos e até mesmo as vestimentas dos manipuladores de alimentos.
Carlos Leda, coordenador técnico da Vigilância Sanitária, afirma que o papel do órgão é orientar e garantir que as normas sanitárias sejam cumpridas, especialmente em um período de grande consumo como a Semana Santa. "A prevenção é o caminho mais eficaz para proteger a saúde da população", completa Carlos. A Vigilância Sanitária orienta os consumidores a se atentarem à aparência do pescado ao comprar - é necessário verificar se está fresco, perguntar sobre a data da pesca, sentir o odor e olhar se o produto está coberto por gelo.