‘Via Rápida’ forma profissionais na região

Costa Norte
Publicado em 04/11/2011, às 10h48 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h26

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Mais de 300 alunos, na Baixada Santista e Vale do Ribeira, receberam na tarde desta segunda-feira (31), em Santos, os certificados de conclusão dos cursos de qualificação profissional, oferecidos pelo programa ‘Via Rápida Emprego’.  O evento, realizado no auditório da Unisantos, na Vila Mathias, reuniu formandos de Santos, Guarujá, Bertioga, Peruíbe, Praia Grande, Itanhaém, Itariri e Pedro de Toledo. A cerimônia contou com presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Paulo Alexandre Barbosa.

Na ocasião, ele destacou a importância do programa: “Hoje, o que separa quem quer trabalhar do emprego é a capacitação. O ‘Via Rápida’ foi pensado para suprir essa necessidade e facilitar a inserção das pessoas no mercado de trabalho, principalmente aquelas que mais precisam.”

Turmas

Os certificados foram entregues para 12 turmas dos cursos de Técnicas de Vendas, Camareira, Assistente de Logística Portuária, Recreacionista, Corte e Costura, Assistente Administrativo, Informática Básica, Almoxarife e Estoquista, Manipulação e Higienização de Alimentos e Atendente de SAC. As capacitações foram realizadas entre os meses de agosto e outubro.

Mais chances

O aluno, Luiz Fernando Rossi, 30, também recebeu certificação de assistente administrativo, no curso realizado na Etec de Peruíbe. Sem carteira assinada há dois, ele acredita que agora terá mais chances de sair da informalidade. “O programa é uma grande ajuda para a obtenção de um emprego melhor. Sinto que estou mais preparado, principalmente, após assistir as aulas que mesclaram conhecimentos gerais e específicos da modalidade”, comemorou.

Capacitações

Na Baixada e Vale do Ribeira, mais de 2,5 mil pessoas já iniciaram cursos oferecidos pelo programa. Até o final de novembro, outros 600 inscritos também serão chamados. As capacitações intensivas, com duração de 1 a 3 meses, permitem ao participante concluir as aulas rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego no mercado de trabalho. Na região, foram oferecidas mais de 50 modalidades de cursos, entre eles: Operador de Empilhadeira, Assistente de Logística, Operador de Telemarketing, Básico em Rotinas de escritório, Pedreiro - Assentador de Pisos e Azulejos, Eletricista Instalador e Motorista de Passageiros.  

Aulas

As aulas são realizadas nas Etecs, em unidades do Senai, do Senac-SP e do Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).  Há também opções de estudos para públicos específicos. Em Mongaguá, por exemplo, o ‘Via Rápida’ atende presos na fase final do cumprimento de penas e, em Santos, foram disponibilizadas mais de 150 vagas para cidadãos da Terceira Idade e pessoas com deficiência.

Consulte o site: www.viarapida.sp.gov.br

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!