Verdescola e Etec formam primeiros técnicos em cozinha de São Sebastião

Costa Norte
Publicado em 01/09/2017, às 14h58 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h08

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Mais de 25 alunos estão agora aptos a ingressarem no mercado de trabalho, com o apoio do Verdescola

A formatura da primeira turma do curso técnico em cozinha, da Etec São Sebastião, aconteceu na noite de quarta-feira, 30, no Instituto Verdescola, Vila Sahy. O ensino da modalidade, oferecido por meio do Centro Paula Souza tem duração de um ano e meio e é pioneiro no município. Mais de 25 alunos estão agora aptos a ingressarem no mercado de trabalho, com o apoio do Verdescola.

Desde 2013, o Instituto contribui com a qualificação profissional, em especial, na área de gastronomia, importante setor da região turística. Recentemente, o Verdescola firmou parceria com a prefeitura para criação de um cadastro, onde os seus formandos têm a possibilidade de seleção do Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT). Em paralelo, o Instituto criou um banco de dados para disponibilizar mão-de-obra especializada aos empresários da cidade.

“Desses 25 alunos, alguns já estão até engajados em determinados empregos”, afirmou o diretor da Etec de São Sebastião, Cícero Monteiro.

Cícero falou também da satisfação pela colação de grau da instituição. “Para a Etec é sempre um orgulho, saber que estamos contribuindo com a mão-de-obra no Brasil, e com essa qualificação. E ainda existe um diferencial, porque nossos profissionais saem com uma carga de ética bem trabalhada, com um posicionamento diferenciado no mercado”.

Ao discursar, a fundadora-presidente do Instituto Verdescola Maria Antônia Civita ressaltou o esforço dos alunos para a conclusão do curso. "Estou emocionada, porque eles trabalharam muito. Estamos concluindo o curso com 26 de 30 alunos, sendo que dois deles mudaram de região. Isso é fantástico. Os nossos formandos estão de parabéns por terem batalhado um ano e meio, juntos, nesse curso fabuloso da Etec, e conseguido chegar lá. Vocês são o máximo, um orgulho”, disse.

Agradecimentos

Maria Antonia também agradeceu todo o apoio do Centro Paula Souza, da prefeitura e dos empresários da região. “Tudo o que pedimos até hoje, o professor Cícero foi super solícito, amigo, parceiro. Quero agradecer todos vocês da atual administração, que têm dado um apoio fantástico, a nós, aos alunos, obrigada de coração, como cidadã. E obrigada também aos amigos dos restaurantes. Vocês têm sido as molas propulsoras para que a gente espalhe que temos os melhores alunos de São Sebastião na área de culinária. E espalhem: nós temos mais de 25 alunos formados, que são a melhor mão-de-obra da região. Conto com o apoio de vocês também para que sejam os portadores dessa grande novidade”.

O vice-prefeito de São Sebastião Amilton Pacheco e as secretárias municipais de Educação e de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ivani Capelossa e Célia Cruz, respectivamente, estiveram presentes.

“Acredito que o curso técnico, ainda mais de cozinha, numa região turística, onde muitas vezes é a forma da família se sustentar, é essencial para o desenvolvimento humano e social. A educação, no âmbito que ela for, é essencial", disse Ivani.

"É um orgulho pra todos nós termos cursos que capacitam a nossa juventude, as nossas pessoas. E que haja incentivo para os jovens fazerem mais cursos, porque isso sim é a mudança do nosso país, do nosso município", completou o vice-prefeito.

Ainda participaram da cerimônia, a diretora de Serviços Acadêmicos substituta da Etec de São Sebastião, Luana Brunetti Santos, com os professores Márcio da Silva Santos e Ticiane Tatieli dos Santos, e membros do Verdescola: o diretor executivo Antonio Pajoli, a diretora jurídica Fernanda Carbonelli, a diretora operacional Silvia Dias, a coordenadora pedagógica Juliana Contini e o coordenador de Qualificação, Carlos Pires, além dos pais e convidados dos formandos.

O profissional

O técnico em cozinha é quem planeja, organiza, executa e supervisiona o trabalho em serviços de alimentação. Atua na organização da cozinha, selecionando e preparando a matéria-prima. Participa da elaboração e organização dos pratos do cardápio. Executa cortes e métodos de cocção, utilizando as práticas de manipulação de alimentos. Opera e mantém em bom estado os utensílios, equipamentos e maquinário de cozinha. Armazena os gêneros alimentícios e controla estoque, consumo e custos.

Formado, o profissional pode trabalhar em restaurantes, bares, meios de hospedagem, refeitórios, bufê, cruzeiros marítimos e embarcações.

Contatos

O e-mail:  [email protected]  está disponibilizado para os alunos formados manterem contato com o Verdescola para a inserção deles no mercado de trabalho da região. Mais informações pelo telefone: (12) 3863 6637.

Foto: Lúcia Bakos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!