Segundo ano da iniciativa contará com diferentes ações aos fins de semana, como caminhada, atividades para crianças e Blitz da Sustentabilidade
O Quiosque da Sustentabilidade voltou a Bertioga, no litoral paulista, para engajar turistas e moradores em práticas que colaboram com a preservação ambiental, por meio da conscientização e do incentivo à reciclagem. A segunda edição do projeto Verão Sustentável na cidade será promovida até o dia 31 de março, das 10h às 18 horas, na faixa de areia entre os módulos 3 e 4 da Riviera. Além da preocupação com o meio ambiente, também colabora com a geração de renda por meio do direcionamento dos resíduos a entidades.
A iniciativa, realizada em parceria entre a WasteBank e a canadense Plastic Bank, estima o recolhimento de 200 toneladas de resíduos até o final da ação. Segundo a assessoria da Plastic Bank, na edição passada, mais de um milhão de embalagens foram recicladas, e cerca de 10 mil pessoas foram impactadas pela iniciativa. Neste ano, o projeto conta também com o uso de máquinas recicladoras autônomas, que facilitam o descarte adequado e ampliam a participação do público.
A Waste Bank destacou que a entrega de embalagens recicláveis vazias, pelos banhistas e comunidade, no Quiosque da Sustentabilidade, poderão ser trocadas por prêmios, como água, refrigerante, energético, bola de futebol, entre outros. Além disso, agentes do Verão Sustentável percorrem a faixa de areia para distribuir bags de armazenamento das embalagens e transmitir informações para a conscientização sobre a importância da reciclagem e os riscos da poluição hídrica na faixa de areia.
O diretor de operações da Plastic Bank no Brasil, Ricardo Araújo, comentou que a iniciativa reforça a missão da empresa no país, com o ideal de transformação ambiental e social por meio da reciclagem plástica. “A ideia é transmitir essa perspectiva para os frequentadores das praias de Bertioga, porque, além de evitar que o plástico polua os oceanos, trata-se de uma ação que traz ganhos econômicos importantes às comunidades envolvidas, promovendo uma mudança real na vida de catadores de recicláveis e suas famílias”, disse.
Já o CEO da WasteBank, Gabriel Pedreira, comentou que esta é uma oportunidade de expandir a conscientização do consumo e a gestão de resíduos: “O que queremos é incentivar as pessoas a adotarem práticas mais sustentáveis no seu dia a dia, e não apenas durante o evento, mas ao longo de todo o ano”. Ele informou também que os recicláveis serão encaminhados à Associação Amigos da Riviera e à cooperativa Transfor-Mar, para serem revertidos em renda. Esta última é responsável pela gestão da coleta seletiva de Bertioga e conta com aproximadamente 30 cooperados.
Já o material reciclado revertido para a Associação Amigos da Riviera gera renda para os projetos sociais da Fundação 10 de Agosto, entidade instalada na Riviera, que oferece, há mais de 31 anos anos, cultura e educação para a população carente de Bertioga.
O projeto conta com o apoio de marcas, como Puma, Palmeiras, Sygecom, Abiove, ICLEI, e, dentre as parcerias locais, a prefeitura de Bertioga, a imobiliária UNIK, a cooperativa Transfor-Mar e a Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço.
Quem passar pela área da ação, na Riviera, também poderá participar da programação especial planejada para os fins de semana. Segundo a WasteBank, no dia 15, ocorrerá a Caminhada pela Sustentabilidade; já o período de 22 e 23, contará com o Eco Criança, com distribuição de sorvete e atividades para o público infantil. Para fechar as atividades diferenciadas, no fim de semana do Carnaval, a iniciativa contará com a Blitz da Sustentabilidade.
* Matéria atualizada em 13 de fevereiro - data de término do evento prorrogada de 23 de março para 31 de março