Economia

VENDAS ONLINE: reclamações no primeiro semestre de 2020 superam em 55% todo o ano de 2019

Problemas com entrega são as principais questões registradas pelos consumidores

Da Redação
Publicado em 09/07/2020, às 13h44 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h05

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Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

No primeiro semestre de 2020, o proconsp registrou 121.173 reclamações relacionadas a compras pela internet, um crescimento de 55% em comparação a todo o ano de 2019 que registrou 78.419 demandas. 

As questões mais reclamadas são demora, não entrega do produto com 31.614 registros, seguidos por problemas com cobrança, 10.559 reclamações.

No primeiro semestre de 2019 foram 33.628 atendimentos e, no segundo, 44.791, somando 78.419 registros. Os principais problemas se repetiram: demora, não entrega do produto (19.124) e problemas com cobrança (5.605).

Participe dos nossos grupos  https://bit.ly/COSTAAGORA   Informe-se, denuncie!

Em tempos de quarentena em que o comércio ficou temporariamente fechado, as compras online se tornaram uma opção fundamental para que a população pudesse manter a compra de itens necessários. Independente do aumento da demanda, para o proconsp o consumidor não pode ser prejudicado, os fornecedores não podem só pensar em vender e devem investir mais no seu pós-venda para que não haja desequilíbrio na relação de consumo.

Como reclamar e obter orientações

Veja aqui dicas de como evitar problemas ao fazer compras online.

( https://www.procon.sp.gov.br/GuiadeComercioEletronico.pdf )

Para o consumidor que tiver problemas com compras pela internet ou outra questão de consumo, o proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância: no site ( www.procon.sp.gov.br ), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

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