PANDEMIA

Vacinas contra a gripe esgotam em Bertioga

Cidade recebeu seis mil doses que já acabaram devido à grande procura

Marina Aguiar
Publicado em 25/03/2020, às 13h28 - Atualizado em 23/08/2020, às 22h21

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/PMB
Divulgação/PMB

Imagem acervo site

A pandemia de coronavírus (Covid-19) aumentou a procura dos idosos pela vacina contra a gripe. Eles são o público alvo da campanha de vacinação, assim como os agentes de saúde. A grande demanda zerou os estoques em algumas cidades da Baixada Santista.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA10 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

A cidade de Bertioga começou a campanha, na segunda-feira, 23, com cinco mil doses, imunizou 4.626 e recebeu mais mil doses na tarde de terça-feira. Nesta quarta-feira, 25, os estoques esgotaram nas quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Unidade de Saúde da Família (USF) e no Centro de Especialidade Médicas (CEME).

Segundo a prefeitura de Bertioga, ainda não tem previsão de reposição dos estoques, nem da quantidade. O Executivo pede à população que aguarde em suas casas e assim que as unidades de saúde forem reabastecidas será informado.

VACINA

A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A campanha se vacinação segue até o dia 16 de abril na primeira fase. A segunda fase vacinará doentes crônicos, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.  

A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Neste ano, a campanha traz o conceito “Gripe. Tem que vacinar”. Para viabilizar a campanha, o Ministério da Saúde investiu R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina. Até o momento, a pasta enviou aos estados 21,1 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até a próxima semana. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!