NOVA TECNOLOGIA

Vacina Risug: anticoncepcional masculino deve ficar pronto no ano que vem

Anticoncepcional é em forma de vacina, com efeitos que duram até 10 anos; além de ser reversível sendo necessária apenas uma injeção de água e bicarbonato de sódio

Da redação
Publicado em 20/09/2022, às 20h19

FacebookTwitterWhatsApp
Anticoncepcional masculino deve ficar pronto no ano que vem Vacina Risug: anticoncepcional masculino deve ficar pronto no ano que vem vacina - Foto: Brendan McDermid/Reuters
Anticoncepcional masculino deve ficar pronto no ano que vem Vacina Risug: anticoncepcional masculino deve ficar pronto no ano que vem vacina - Foto: Brendan McDermid/Reuters

O primeiro anticoncepcional masculino deve ficar pronto em 12 meses. É o que prometem os cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia.

O anticoncepcional tem nome: Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle), e é em forma de vacina, com efeitos que duram até 10 anos.

Já nos testes finais, o anticoncepcional é reversível -- só é necessária uma injeção de água e bicarbonato de sódio -- e não é baseado em hormônios.

Um teste, feito em 300 voluntários na Índia, apontou uma eficácia de 97%. Agora, o ‘Risug’ aguarda aprovação das autoridades sanitárias do país.

Como funciona o anticoncepcional masculino?

O anticoncepcional Risug usa um gel feito de polímero que reveste o ducto espermático, dois canais que transportam os espermatozoides. Ele é aplicado em forma de vacina.

Normalmente, os espermatozoides passam pelos ductos para se juntar aos líquidos seminais e formar o sêmen. O que o Risug faz é impedir que essa viagem aconteça, o que consequentemente impede a fertilização do óvulo.

O paciente terá de aplicar duas doses de Risug, uma em cada ducto, mas o procedimento leva poucos minutos e conta com uma anestesia local na área do escroto.

Para reverter o processo, os cientistas afirmam que só é necessária uma injeção de água e bicarbonato de sódio. Os efeitos contraceptivos aparecem em até 6 meses.

Já os efeitos colaterais incluem inchaço escrotal e dor na região da virilha, que desapareceram dentro de um mês.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!