COMBATA A POLUIÇÃO PLÁSTICA

Uso de copos e material plástico são extinguidos das escolas estaduais

Medida surge como uma resposta ao crescente problema da poluição plástica e demonstra o comprometimento do Estado de São Paulo em adotar práticas sustentáveis

Da redação
Publicado em 10/06/2023, às 22h09

FacebookTwitterWhatsApp
Ação vai ao encontro com o tema da Organização das Nações Unidas (ONU) Copos plásticos - Divulgação
Ação vai ao encontro com o tema da Organização das Nações Unidas (ONU) Copos plásticos - Divulgação

Em uma iniciativa pioneira, todas as 5,3 mil escolas estaduais do Governo de São Paulo irão extinguir o uso de copos de plástico comum e adotar copos de material biodegradável a partir do segundo semestre deste ano. A medida, tomada pela Secretaria Estadual da Educação, visa reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte de plásticos e promover a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.

A substituição dos copos de plástico por copos biodegradáveis é parte de um investimento de aproximadamente R$ 19 milhões, que contemplará a distribuição de 400 milhões de unidades pela rede escolar.

Os copos confeccionados em polipropileno biodegradável possuem alta qualidade e são isentos de deformações, furos, bordas afiadas e sujidades. Sua fabricação segue as resoluções vigentes da Agência Nacional da Vigilância Sanitária, garantindo a segurança e a higiene dos alunos.

Governo deve adotar copos de material biodegradável a partir do segundo semestre deste ano Copo biodegradável (Reprodução)

Segundo o governo estadual, essa medida surge como uma resposta ao crescente problema da poluição plástica e demonstra o comprometimento do Estado de São Paulo em adotar práticas sustentáveis.

Além da substituição dos copos de plástico, a Secretaria da Educação também anunciou que, a partir de 2024, materiais escolares como régua e transferidor serão fabricados com material biodegradável, contribuindo ainda mais para a redução do impacto ambiental.

O projeto ganha ainda mais relevância ao coincidir com o 50⁰ Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5 de junho. A data, estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o uso adequado dos recursos naturais e alertar para os impactos negativos da poluição no meio ambiente. Neste ano, o lema dos debates é #CombataAPoluiçãoPlástica, o que reforça a importância da medida adotada pelo Governo de São Paulo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!