Geral

Unidades de Saúde de Cubatão se organizam para retomar atendimentos

Novos protocolos serão apresentados aos gestores


Da Redação
Publicado em 17/07/2020, às 05h53 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h14

FacebookTwitterWhatsApp

Divulgação
Divulgação


O Comitê Estratégico Municipal Covid-19 definiu nesta quinta-feira, 16, a retomada gradual do atendimento nas unidades de Saúde de Cubatão, com novas regras e protocolos enquanto perdurar a pandemia. As mudanças serão apresentadas aos gestores das unidades em reunião na segunda-feira, 20, quando será definido um prazo para adaptação e reinício. A Secretaria de Saúde ressalta que não houve, em qualquer momento, suspensão de consultas pediátricas, pré-natal e de casos que precisam de acompanhamento.

Participe dos nossos grupos  https://bit.ly/COSTAAGORA   Informe-se, denuncie!

Os protocolos de retorno valerão para as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), Policlínica e Hospital Municipal de Cubatão. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que mantém o atendimento emergencial, terá um plano à parte, em elaboração pelos técnicos do setor.



Não haverá mais dias fixos para agendamento. Qualquer pessoa poderá agendar consulta ou deixar o nome na fila de espera durante todo o período de funcionamento das unidades. As consultas terão espaçamento de 30 minutos entre elas e os pacientes serão orientados a chegar no horário para evitar aglomerações e, se possível, não levar acompanhantes ou crianças. Os prazos de validade de receitas voltarão ao que eram antes da COVID-19.

A coleta para exames também voltará ao normal, com fluxo de atendimento adaptado para cada unidade com o objetivo de evitar aglomerações.

Os exames de imagens no Hospital Municipal de Cubatão já estão sendo reagendados, com prioridade para atender aqueles que foram suspensos no início da pandemia. O mesmo vale para cirurgias eletivas, priorizando os pacientes que tiveram seu procedimento suspenso em função da pandemia. Em todos os casos, será obrigatório usar máscaras durante a permanência nas unidades, que terão álcool em gel disponível nas áreas de circulação.



Em caso de sintomas respiratórios, os pacientes poderão reagendar consultas e exames sem qualquer sanção ou prejuízo e fazer o teste para covid-19 em qualquer unidade de Saúde, de segunda a quinta-feira das 8 às 11 horas, ou nas unidades de Urgência e Emergência 24 horas por dia.

A Secretaria de Saúde avisa que a data da retomada de agendamentos de consultas e procedimentos será anunciada após a reunião de segunda-feira.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!