IMPRESSIONANTE

Turistas vivem momentos de tensão em alto-mar com aparição de orcas: "Surgiu debaixo da lancha"

Guia de pesca descreveu o medo ao encontrar casal de orcas atacando algo semelhante a um golfinho: "Nossa Senhora, que susto! Foi emoção misturada com medo"

Da redação
Publicado em 10/08/2021, às 09h41 - Atualizado às 15h01

FacebookTwitterWhatsApp
Pescador vive momentos de tensão em alto-mar com aparição de orcas: "Surgiu debaixo da lancha" - Reprodução/Marquinho Zettritz
Pescador vive momentos de tensão em alto-mar com aparição de orcas: "Surgiu debaixo da lancha" - Reprodução/Marquinho Zettritz

Motivado pela família, o pescador Marcos Paulo Zettritz, 36, iniciou a carreira em alto-mar muito novo. Aos 16 já trabalhava como guia de pesca no litoral sul do estado de São Paulo. Apesar de todas as surpresas que o mar já lhe proporcionou, nem em seus sonhos imaginou dividir o caminho com duas orcas gigantes.

O encontro inesperado aconteceu às 10 horas de segunda-feira (9), enquanto Marquinho, como é conhecido, guiava quatro clientes em uma manhã de pescaria entre a barra de Cananéia e a barra de Icapara.

"Avistei de longe um movimento muito grande na água, sabe? Mas tinha muita neblina e não consegui avistar muito bem. Cheguei mais perto pra ver o que seria e ela surgiu debaixo da lancha. Nossa Senhora, que susto!", descreveu Marquinho ao Portal Costa Norte.

Apesar de maravilhado, o guia ficou assustado ao ver o casal de orcas gigantes devorando um animal que parecia um golfinho. "Era muito grande. Minha lancha tem 8 metros e elas eram gigantes. Cheguei a ver bastante restos na água, mas não deu pra confirmar o que era que elas estavam atacando".

O guia conta que agradeceu a Deus pela oportunidade, mas saiu de perto rapidamente. "Um dos clientes estava com muito medo e pediu para sair de perto. Foi o que eu fiz, por isso não filmei mais", declarou.

Para Marquinho foi a primeira vez a bordo na companhia de orcas, mas segundo o pesquisador do projeto Baleia à Vista, Julio Cardoso, a espécie costuma aparecer pela costa do litoral paulista periodicamente. "Nosso último registro foi em Ilhabela, no dia 30 de dezembro de 2020", explica o fundador do projeto.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CostaNortesonoticias3& receba matérias exclusivas. Fique sempre bem informado! 📲

Orcas

Mesmo que muito comparadas à baleias, as orcas pertecem à família dos golfinhos de maior porte. As orcas são cetáceos que possuem uma dieta versátil, que inclui peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e até baleias (quando caçam em grupo).

Elas são a maior espécie da família dos cetáceos e chegam a pesar 9 toneladas. De vida social complexa, as orcas têm extensas famílias, comunicam-se por meio de sons e, geralmente, viajam em formações ocasionalmente visíveis na superfície, podendo ser encontradas em todos os oceanos.

Uma das explicações possíveis de sua aparição na região é a rota para chegar ao litoral de Abrolhos, na Bahia, onde se reproduzem.

Baleias assassinas

Embora sejam apelidadas de 'baleias assassinas', é comprovado cientificamente que a orcas só atacam quando se sentem ameaçadas. Na Espanha, com a valorização da sua presa favorita, o atum-rabilho, aumentaram os incidentes de ataques de orcas à barcos de pesca.

Ainda não existe motivo conhecido pelos estudiosos para explicar os ataques. Mas, há cerca de um ano, grupos da mesma espécie passaram a atacar barcos na região da costa espanhola. Em junho de 2021, o tripulante Martin Evans, de 45 anos, filmou o ataque de pelo menos 20 baleias ao seu barco. O terror durou duas horas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!