DESPERDÍCIO DE RECURSOS

Trotes ao Samu representam 10% das ligações recebidas em janeiro no litoral de SP

Com 818 trotes em um mês, profissionais alertam sobre o desperdício de recursos e tempo; central atende Santos, Bertioga e Guarujá

Redação
Publicado em 03/03/2025, às 12h12

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Tentar enganar o serviço impede atendimento a pessoas que realmente precisam de socorro imediato - Foto: Francisco Arrais
Tentar enganar o serviço impede atendimento a pessoas que realmente precisam de socorro imediato - Foto: Francisco Arrais

Em janeiro de 2025, a Central Telefônica do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santos, no litoral de São Paulo, recebeu 7.199 chamados, das quais 818 foram trotes, o que representa 10,2% do total. Além de Santos, a central atende também Bertioga e Guarujá. No entanto, as equipes de socorro são sempre do município onde ocorre a emergência. Os números de janeiro deste ano mostram  leve queda em relação a 2024, quando os trotes representaram 10,9% das ligações. Em 2023, esse índice foi ainda mais alto e atingiu 12,9% das chamadas. 

Fábio Lopez, secretário de Saúde de Santos, se mostrou preocupado com os números. “Esses trotes são um problema sério. Em apenas um mês, 818 chamadas falsas ocuparam a linha, que poderiam ter sido usadas por quem realmente necessita do serviço”, destacou. O secretário ainda explica que, muitas vezes, os profissionais identificam rapidamente os trotes, evitando o envio de ambulâncias sem necessidade.

Ao acionar o Samu, o atendente faz cinco perguntas iniciais sobre o local e tipo da ocorrência. Caso o chamado avance, um médico regulador faz perguntas adicionais, antes de decidir pela necessidade de enviar uma ambulância. Quando o trote é detectado, a ligação é cortada imediatamente. Porém, em alguns casos, a ambulância chega até o local e o trote é descoberto no momento da falsa ocorrência.

Marcelo Ismail, coordenador do Samu, reforçou o trabalho de conscientização sobre os trotes. “Realizamos campanhas nas escolas municipais e com os jovens do Camps [Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social], além de ações informativas na Guarda Civil Municipal e outras capacitações para a população”, afirmou.

O Samu de Santos conta com diversas bases na pela cidade: Boqueirão; Rádio Clube; Nova Cintra; Caruara; São Manoel; Encruzilhada; Vila Mathias; Ponta da Praia e UPA da Zona Leste. Cada unidade está preparada para responder rapidamente às emergências da região.

Quando acionar o Samu (telefone 192 – chamada gratuita)

  • Problemas cardiorrespiratórios;
  • Situações de intoxicação (produtos químicos, veneno, medicação);
  • Queimaduras graves - Afogamentos (em conjunto com o Corpo de Bombeiros – 193);
  • Na ocorrência de maus-tratos (em conjunto com a Polícia Militar - 190);
  • Trabalhos de parto com risco de morte da mãe e do feto;
  • Crises hipertensivas;
  • Acidentes/trauma com vítimas (em conjunto com Bombeiros – 193);
  • Tentativa de suicídio (em conjunto com PM – 190 ou Bombeiros - 193);
  • Surtos psiquiátricos (em alguns casos, em conjunto com PM – 190);
  • Violência sexual/agressão (em conjunto com PM – 190);
  • Situações de choque elétrico (em conjunto com Bombeiros – 193);
  • Acidentes com produtos perigosos (com Bombeiros – 193).

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