Travessia

Travessia São Sebastião-Ilhabela passará por mudanças

Dersa anunciou alterações no serviço de travessia São Sebastião-Ilhabela, que devem começar ainda neste mês e garantir mais agilidade para os motoristas

Da Redação
Publicado em 06/09/2018, às 12h07 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h23

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

O serviço de travessia entre São Sebastião e Ilhabela deve passar por mudanças para garantir mais agilidade aos motoristas. Nesta semana, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A) anunciou que implantará mais balsas para atender a demanda no local, além de lanchas para pedestres.

Em encontro realizado no dia 5, ficou definido que, já na próxima temporada de verão, a Dersa trabalhará com um total de sete balsas. Além das cinco já em operação, a FB10 foi prometida para entrega ainda neste mês e a FB20, que está em reforma, tem previsão de entrega para dezembro. 

Outra mudança que promete agilidade é a implantação de lanchas para que pedestres atravessem gratuitamente. Duas embarcações, com capacidade para 350 passageiros cada uma, assentos individuais e ar-condicionado, foram prometidas.

O secretário de  Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, comemorou a futura mudança e detalhou: "As lanchas darão mais segurança e agilidade à travessia dos passageiros, afinal, elas não param por causa do vento com a mesma frequência que as balsas, e serão mais ágeis, porque levarão apenas oito minutos de um lado ao outro”. A Dersa estima que, com o início da operação das lanchas, a capacidade das balsas aumentem de 25% a 30%, e voltem a operar com capacidade máxima.

Também no encontro foram prometidas melhorias na infraestrutura de todas as balsas, como reforma nos banheiros, cobertura para dias de muita chuva e muito sol, dando mais conforto aos passageiros e estação para bicicletas.

Para os visitantes que quiserem deixar seus carros em São Sebastião, está prevista a construção de um estacionamento para que os turistas atravessem para Ilhabela de lancha. Ricardo Fazzini comentou: “Com esse serviço, incentivaremos a sustentabilidade e melhoraremos a mobilidade urbana em Ilhabela, teremos menos carros circulando na ilha e desafogando o trânsito na alta temporada”.

Segundo a prefeitura, para suprir essa futura demanda, o município entrará com o serviço de Aquabus no fim deste ano, em oito diferentes píeres da ilha: Ponta Azeda, Engenho D’Agua, Perequê, Balsa, Portinho, Feiticeira e Praia Grande. Além do Aquabus, haverá ainda o ônibus turístico, com interligação de todos os pontos turísticos da cidade na orla.

Participaram também da reunião o secretário de Logística e Transporte do Estado, Mário Mondolfo, e com o CEO (Centro Especial de Operações) do Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), Eduardo de Gregório, além do prefeito de Ilhabela Márcio Tenório - por meio de teleconferência.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!