Desde a madrugada desta terça-feira, 18, a travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela está paralisada devido os fortes ventos, que atingiram a velocidade de 34 nós (63km/h). Para o atendimento daqueles que não conseguiram utilizar as embarcações, equipes da Coordenadoria de Defesa Civil e da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) iniciaram um Plano de Emergência.
O coordenador da Defesa Civil, Ricardo dos Santos, informa que as equipes estão de sobreaviso e fazendo o monitoramento para entrar em ação se necessário. “Por enquanto estamos no monitoramento e, caso haja a necessidade, iniciamos o plano com o encaminhamento de pessoas para o Teatro Municipal, o fornecimento de alimentação e de transporte”.
A Dersa informa que a travessia está paralisada desde às 3h50 devido a velocidade dos ventos, e que, neste momento a velocidade é de 28 nós (52km/h). O órgão esclareceu também que, “toda vez que os ventos ultrapassam 25 nós, a travessia é interrompida por questão de segurança, em cumprimento à norma da Autoridade Marítima”.
Quem utiliza a travessia Santos/Guarujá também enfrenta dificuldades, já que a operação é realizada com restrições e de forma mais lenta. De acordo com a Dersa, a medida foi adotada devido à força e altura da maré, que dificultam as manobras de atracação das embarcações. Para garantir a segurança, “algumas embarcações aguardam as condições melhorarem para poderem operar”, destacou.
Neste momento cinco ferryboats estão em operação e o tempo de embarque é de 30 minutos do lado do Guarujá e 20 minutos do lado de Santos.
Foto: Divulgação
Comentários