A empresa responsável pela coleta de lixo doméstico, hospitalar e seletiva em Itanhaém, a Transpolix Ambiental, apresentou nesta quarta-feira (03), o Plano de Comunicação para a Comunidade, em evento na Câmara Municipal. Representantes da firma prestaram esclarecimentos sobre a construção da nova usina de transbordo na cidade. Em Itanhaém, o transbordo é feito no antigo lixão da zona rural da cidade e os resíduos coletados são mandados para o município de Mauá.
Ecologicamente correto Para evitar problemas ambientais e de segurança no aeroporto local, a Transpolix está construindo na estrada Gentil Perez, 735, Jardim Umuarama, um moderno terminal de transbordo ecologicamente correto. No novo local, está em construção um galpão onde os veículos coletores irão despejar o lixo diretamente para as caçambas dos caminhões que irão realizar o transporte para Mauá. Não haverá mais despejo de resíduos no chão em nenhum momento durante o transbordo e também todo o galpão será vedado com uma manta para evitar contaminação do solo pelo chorume. O investimento no novo terminal ultrapassa R$ 1,5 milhão.
Segurança dos voos O objetivo do projeto é evitar que o antigo aterro sanitário continue atraindo aves, como urubus, que podem prejudicar a segurança dos voos das aeronaves no Aeroporto. Assim que estiver desativado, o antigo lixão será selado (colocação de uma grossa camada de argila) para ficar vedado o contato com os resíduos já existentes no local.
“Vai ser importante para segurança do nosso aeroporto, que está evoluindo com algumas empresas já interessadas em operar voos comerciais” prefeito João Carlos Forssell
O que é Transbordo: local onde os veículos coletores de lixo fazem o translado dos resíduos para um caminhão com capacidade maior que, por sua vez, irá levar o material coletado para um aterro sanitário.
Chorume: líquido originário da decomposição do lixo.
Comentários