Traçado de novo sistema viário deve ter início este ano


Costa Norte
Publicado em 24/02/2017, às 08h41 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h50

FacebookTwitterWhatsApp

Costa Norte
Costa Norte


 Traçado em fase final envolve expansão da Guarda Mor, mudanças na rua da Praia, marina pública e novo hospital

A comissão formada por representantes das prefeituras de São Sebastião e Ilhabela, Companhia Docas (CDSS), Dersa e Marinha do Brasil, reuniu-se novamente no início da semana passada para dar continuidade aos estudos para o novo desenho do sistema viário de São Sebastião, área de embarque e desembarque da balsa e novas instalações prediais das partes envolvidas nos projetos. Esta comissão avalia a permuta de áreas públicas em São Sebastião,  importantes para a viabilização destes projetos. A Cetesb e os vereadores sebastianenses e ilhabelenses também tomaram conhecimento dos projetos, em reuniões na quinta-feira.

O interesse maior pelas adaptações veio da prefeitura de São Sebastião, com iniciativa liderada pelo prefeito Felipe Augusto, que prontamente contou com o aval do prefeito de Ilhabela Márcio Tenório, cujo município ganha no projeto um imóvel estratégico do lado do continente.

O projeto



Os projetos debatidos envolvem a expansão da avenida Guarda Mor Lobo Viana, para conexão com a chegada do contorno sul ao porto de São Sebastião, na entrada do bairro da Topolândia; a ocupação do terreno ao lado da área de lazer e eventos da rua da Praia; expansão da área de embarque da balsa; e novas acomodações para a CDSS, Dersa e Marinha do Brasil.

Na esteira desses projetos está a reestruturação do sistema viário central sebastianense, com a justificativa de evitar congestionamentos com a abertura da nova estrada e facilitar o acesso à balsa. Também estão inclusos a implantação de uma marina pública com novas estruturas turísticas, de lazer e cultura na rua da Praia; e um novo hospital central. Os projetos serão submetidos aos órgãos municipais e estaduais e também às instâncias superiores da Marinha. A intenção é que sejam deflagrados ainda este ano, para a finalização coincidir com o término das obras do contorno sul.  Datas de audiências públicas e avaliações populares do projeto não foram divulgadas.

Região



Da redação

Foto: Divulgação

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!