TUDO TEM UM PORQUÊ

Tomada 110v ou 220v? Saiba por que cada cidade trabalha com uma voltagem diferente

Diferente do que muita gente pensa, voltagem não está relacionada ao fato da cidade ser litorânea. Descubra por que onde você mora adotou o sistema de energia 110 ou 220

Da redação
Publicado em 01/12/2021, às 15h18 - Atualizado às 16h39

FacebookTwitterWhatsApp
Voltagem da energia elétrica pode variar até entre cidades de uma mesma região ou estado Tomada 110v ou 220v? Saiba por que cada cidade trabalha com uma voltagem diferente Régua com diversas tomadas e cabos elétricos ligados - Divulgação/Freepik
Voltagem da energia elétrica pode variar até entre cidades de uma mesma região ou estado Tomada 110v ou 220v? Saiba por que cada cidade trabalha com uma voltagem diferente Régua com diversas tomadas e cabos elétricos ligados - Divulgação/Freepik

Quando o assunto é voltagem de tomadas, o mundo inteiro se divide em dois formatos: 110 ou 220 volts. No Brasil, em linhas gerais (com perdão pelo trocadilho), cidades litorâneas costumam utilizar a tensão 220 como padrão. Mas isso não é uma regra, como a própria Baixada Santista comprova.

São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Bertioga utilizam a padronização da linha 110, enquanto somente a vizinha Santos adota o formato 220. Mas, afinal, você sabe por que existe essa diferença? O Portal Costa Norte vai explicar aos leitores.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ http://bit.ly/CostaNortealerta2
E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Para quem não sabe, os principais países da América do Norte e Central (Canadá, Estados Unidos, México, entre outros) trabalham com a voltagem 110. Já a ampla maioria da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra) utiliza a 220. À época, em um passado longínquo, cada cidade brasileira adotou o sistema da empresa 'gringa' que chegasse primeiro em solo verde-amarelo.

Além disso, a voltagem se refere à tensão, ou seja, a pressão em que a energia passa pelos fios. Dessa forma, a 'versão 110' é considerada 'mais segura'. Contudo, por ter menor tensão, se torna menos eficiente para locais mais distantes de onde é gerada.

A voltagem 220, por sua vez, é capaz de levar a energia a uma distância maior. Por conta disso, investe-se em fios mais grossos e fortes para evitar acidentes.

Baseado em todo o cenário descrito acima, as cidades brasileiras fizeram uma análise de quanto dinheiro seria gasto para cada instalação, quantos consumidores iriam usufruir do serviço, e a distância até as residências, avaliando assim o custo-benefício de cada uma.

Ao contrário do que muita gente pensa, não há uma regra de implantação para cidades praianas. Alguns municípios do litoral do Rio de Janeiro, por exemplo, receberam a rede 110v, enquanto em outros do litoral nordestino adotaram a de 220v.  E essas diferenças permanecem desde então, uma vez que modificar toda rede custa caro - e até desnecessário.

Já as cidades mais novas, construídas após a chegada da energia elétrica, optaram pela rede de tensão 220V. Especialistas afirmam que é uma rede mais rápida e, por conta do avanço tecnológico, até tornou-se mais segura, sobretudo quando comparado ao período de sua criação, em 1880.

Há alguma diferença para o consumidor final?

Na ponta do lápis não há nenhum benefício ou prejuízo ao optar por uma rede 110v ou 220v. Até porque, no fim das contas, o gasto final é medido em Kw/h (quilowatts por hora), que é a utilização da energia em tempo.

Um produto 220v pode ser ligado na tomada 110v?

Sim, não há problema. No entanto, um aparelho que deveria funcionar em uma tensão maior, ficará com sua potência enfraquecida ou não funcionará direito. Isso ocorre por não receber a quantidade de energia suficiente.

E ligar um produto 110v em uma tensão 220v, pode?

Não.A chance de queimar o aparelho elétrico ligado é enorme. Portanto, antes de ligar qualquer aparelho, confira a tensão da tomada. Caso contrário, você poderá ter um prejuízo totalmente indesejado.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!