Em boletim divulgado na quinta (1°), a Cetesb informou que o litoral de São Paulo têm 17 praias com a bandeira vermelha
Segundo o levantamento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado na quinta-feira (1°), a cidade de Santos está com todas as praias com balneabilidade inadequada nesta semana; ao todo, o litoral de São Paulo registra 17 praias com a bandeira vermelha.
➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: https://linktr.ee/costanorteoficial
Sendo assim, turistas e moradores que pretendem tomar um banho de mar nas praias do Litoral Norte e Baixada Santista, devem se atentar para a qualidade da água. Confira abaixo quais praias estão impróprias para banho esta semana.
Em Ubatuba, no litoral norte, dos 34 pontos monitorados pela Cetesb, incluindo os sete da Ilha Anchieta, apenas a Praia de Itaguá (avenida Leovegildo, 1724) registrou condições impróprias para o banho.
Das 14 pontos de monitoramento da Cetesb em Caraguatatuba, só a Prainha registrou qualidade insatisfatória e está com a bandeira vermelha.
Em São Sebastião, onde ficam algumas das praias mais badaladas do estado, está com duas praias impróprias: segundo a pesquisa, as praias São Francisco e Arrastão não podem ser frequentadas por banhistas. As demais seguem com a bandeira verde e podem ser utilizadas normalmente.
Já em Ilhabela, todas as 18 praias do arquipélago estão com a bandeira verde, sendo assim, são apropriadas para banho.
Segundo a pesquisa realizada na Baixada Santista, em todos os nove pontos monitorados em Bertioga, que ostenta há anos o selo de Município Verde Azul, não foram constatadas praias impróprias, sendo assim todas podem ser frequentadas por banhistas. Já na cidade vizinha, Guarujá, das 12 praias monitoradas apenas a Praia de Perequê está imprópria para o banho.
Em Santos, todos os pontos monitorados pela Cetesb têm balneabilidade comprometida, sendo a Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga, José Menino (R. Olavo Bilac) e José Menino (R. Fred Ozanan). Os dados foram enviados à Cetesb pela prefeitura da cidade.
Em São Vicente, todas as praias estão com a bandeira verde. Já em Praia Grande apenas a Praia do bairro Vila Mirim está com a balneabilidade comprometida para o banho.
Em Mongaguá, as praias Central e Agenor de Campos apresentaram balneabilidade imprópria. Em Itanhaém, só a Praia do Centro está com a bandeira vermelha. Já em Peruíbe, Iguape (Juréia) e as praias de Ilha Comprida estão com todas as praias em boas condições de balneabilidade.
As amostras foram divulgadas nesta quinta e tem a validade de uma semana, quando deve ser divulgado um novo levantamento da qualidade das praias.
Desde a década de 70 a CETESB realiza o monitoramento da qualidade das praias paulistas, mantendo uma rede com 177 pontos de amostragem (incluindo a Ilha Anchieta), distribuídos ao longo dos 427 km da costa paulista. Este trabalho cobre os 15 municípios litorâneos do Estado de São Paulo.
A CETESB coleta, todos os finais de semana, amostras de água do mar em 170 pontos, ao longo de 150 praias, das 293 existentes no Estado de São Paulo.
Essas amostras são enviadas aos laboratórios da CETESB, onde são realizadas as análises microbiológicas que fazem a contagem da concentração de bactérias fecais presentes na água. A avaliação da balneabilidade das praias utiliza critérios objetivos, baseados em indicadores microbiológicos que são monitorados.
Os valores das concentrações desses indicadores são comparados aos padrões pré-estabelecidos, para que se possa identificar se a qualidade das águas está adequada ou não ao banho de mar.
Comentários