AVANÇO

Testes para validação operacional do segundo trecho do VLT começam na segunda (9)

Percurso entre Conselheiro Nébias e Valongo receberá atividades de preparação de redes aéreas e de via permanente, necessárias para início de operação

Redação
Publicado em 04/09/2024, às 13h40 - Atualizado às 13h51

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Procedimentos são necessários para que o modal esteja apto e adequado a operar com segurança - Divulgação/EMTU
Procedimentos são necessários para que o modal esteja apto e adequado a operar com segurança - Divulgação/EMTU

A partir da próxima segunda-feira (9), a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) e a Álya Construtora começam a etapa de validação operacional da segunda fase do VLT, no trecho entre a avenida Conselheiro Nébias e o Valongo, no Centro de Santos. Serão realizados procedimentos necessários para que o modal esteja apto e adequado a operar com segurança. Ao longo dos 8km de extensão, o projeto receberá, até o dia 15 de setembro, atividades de preparação e homologação de redes aéreas e de via permanente, por onde o VLT passará.

Já as demonstrações para passagem e circulação dos veículos do VLT devem começar em 16 de setembro, das 10h às 15h, sem passageiros. Serão instaladas, nas vias, sinalizações indicativas do tráfego de VLTs. Durante os testes, será proibido o estacionamento na via permanente, com restrição de carga e descarga, e haverá fechamento dos cruzamentos viários nos momentos de passagem das composições. Em conjunto com a prefeitura de Santos e CET, agentes de tráfego ficarão em pontos estratégicos para sinalizar a circulação dos VLTs.

De acordo com a EMTU, nesta primeira etapa de validação da rede aérea serão realizadas atividades como lançamento e regulagem de fio de contato, teste de geometria, ajustes e testes de isolamento do sistema para garantir que esteja seguro para ser eletrificado. Já na homologação da via permanente, as equipes técnicas vão executar passagem de gabarito dinâmico, que simulam as dimensões do VLT, fazer o carregamento dos trens com materiais que reproduzam o peso dos passageiros, organizar pontos de inspeção próximos aos trilhos, para verificar o impacto da operação, e executar os experimentos de passagem dos trens pelas vias, monitorando a medição de ruídos e vibração.

VLT com peso dentro
Durante testes, trens serão carregados com materiais que reproduzem o peso dos passageiros - Divulgação/EMTU

Após esses procedimentos iniciais de preparação, o projeto deverá receber a licença de operação provisória pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para que sejam iniciados os testes definitivos previstos para este semestre. A operação efetiva está marcada  para o primeiro semestre de 2025.

Diálogos com a população

A CET-Santos, EMTU e a Álya Construtora realizam contatos diários com a comunidade dos trechos em obras, para explicar as atividades, divulgar avisos, esclarecer dúvidas e ouvir demandas da população.

Nos dias 29 e 30 de agosto, a CET promoveu dois encontros com comerciantes e moradores da região das ruas João Pessoa, Amador Bueno e Campos Melo. A construtora realizou apresentações técnicas e detalhou o passo a passo desta nova fase  e explicou a importância de respeitar a sinalização e não estacionar nas vias, para que os trabalhos sigam com a fluidez necessária.

Também serão distribuídos folhetos porta a porta nos imóveis do entorno das regiões impactadas, para que a comunidade tenha conhecimento das atividades realizadas. O diálogo com a população é fundamental para que o projeto evolua e esteja de acordo com as demandas dos moradores e comerciantes.

Ainda segundo a EMTU, as interdições e atividades nas vias são estudadas diariamente com a prefeitura de Santos, determinadas e monitoradas pela CET e informadas à população de diversas formas, com panfletos,  whatsapp, site do VLT Santos,  diário oficial do município e imprensa.

Fase final das obras

As obras do VLT seguem para a fase final com trabalhos de pavimentação, ajustes da rede aérea, instalação de trilhos, reparos, acabamentos, instalação de pisos e vidros nas estações e atividades complementares. Parte das estações já recebeu identidade visual, mapas indicativos da linha e arredores, placas de sinalização interna e itens de mobiliário, como bancos para os passageiros.

De sexta-feira (30) até domingo (1º) foram realizadas atividades de pavimentação, com interdição do cruzamento da av. Conselheiro Nébias e av. Cons. Rodrigues Alves. Estão sendo realizadas regulagem de estruturas de rede aérea e lançamento de cabos até esta quarta-feira (4), nos trechos da rua Campos Melo, entre a rua Dona Luiza Macuco e a av. Campos Sales, e na rua Dr. Cochrane entre a av. Campos Sales e a rua João Pessoa. Até o dia 8 de setembro as intervenções ocorrem na região da rua Amador Bueno, entre a rua Frei Gaspar e a rua da Constituição. Condições climáticas poderão ocasionar alteração do prazo das atividades.

Desde o dia 28 de agosto, o cruzamento da rua da Constituição com a av. São Francisco foi interditado, até o dia 14 de setembro, para drenagem e execução de via permanente. A rua da Constituição está com a mão invertida no trecho da rua Amador Bueno até a rua Xavier da Silveira.

Atividades de drenagem e instalação de trilhos estão sendo executados na rua João Pessoa com a avenida Conselheiro Nébias e na rua da Constituição com avenida São Francisco, com liberação prevista em 14 de setembro. Com as intervenções, estão sendo desviadas nos locais as linhas intermunicipais 915, 931, 932, 932DV1, 933, 933BI1, 933DV1, 934, 934EX1, 939, 939DV1, 947, 948, 952, 954, 956, 957 e 968.

O segundo trecho do VLT contará com 8km de percurso e 12 pontos de embarque e desembarque, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da estação Conselheiro Nébias. O trajeto, que tem recebido revitalizações e melhorias de infraestrutura, será um importante meio de deslocamento entre os bairros e o centro, com estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o terminal Valongo.

Estação do VLT Santos
Operaçãodo segundo trecho do VLT tem previsão de início no primeiro semestre de 2025 - Divulgação/EMTU

Os VLTs que irão operar a partir de 2025 prometem proporcionar um transporte confortável, seguro, elétrico, silencioso, rápido e não poluente a aproximadamente 35 mil passageiros por dia da Baixada Santista, contribuindo também para a melhoria do trânsito na região central. Somando os 11,5 km da primeira fase em operação (Barreiros-Porto) com o segundo trecho (Conselheiro Nébias-Valongo), serão 19,5km de trajeto.

Com informações de EMTU

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