RECÉM-NASCIDO 👶

Teste da linguinha detecta possíveis problemas em recém-nascidos

Exame pode diagnosticar alterações na amamentação, fala e mastigação;procedimento já foi feito em 362 bebês, conforme balanço de 2017 e 2018

Da Redação
Publicado em 11/06/2019, às 10h27 - Atualizado em 23/08/2020, às 19h33

FacebookTwitterWhatsApp
Acompanhamento teste da linguinha - PMG
Acompanhamento teste da linguinha - PMG

A amamentação é um dos momentos mais plenos na relação entre mãe e bebê. No entanto, para Jocélia Santos Pereira, mãe do pequeno Matheus, de apenas 18 dias, esse momento era bem dolorido para ambos. Hoje, graças ao famoso “teste da linguinha”, procedimento chamado frenotomia, que é disponibilizado pela prefeitura de Guarujá na rede municipal, a amamentação de Jocélia e de demais mamães voltaram a ser momentos prazerosos.

“A pediatra da Unidade Básica de Saúde me contou desse serviço, que eu não sabia que existia. Antes, o Matheus tinha dificuldades pra mamar, pois só pegava parte da aréola do seio, e era bem dolorido pra mim”. Minutos após o procedimento, ele logo já conseguiu mamar normalmente. Chorou um pouquinho e agora a amamentação é muito melhor”, relatou Jocélia, moradora de Morrinhos, que esteve com o filho no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Vila Júlia para o atendimento.

O teste da linguinha consiste na avaliação do frênulo da língua em recém-nascido, sendo importante no diagnóstico precoce de problemas envolvendo fala, mastigação e deglutição da criança. É necessário quando uma pequena porção do tecido, que deveria desaparecer durante o desenvolvimento do feto, ainda permanece na parte inferior da língua, o que limita movimentos.

 O ideal é que seja feito no primeiro mês de vida, e dependendo dos casos, pode ocorrer em bebês com até quatro meses. A coordenadora de Saúde Bucal da prefeitura, Márcia Moucachen, explica que o procedimento é muito simples. “A técnica empregada consiste em anestesia tópica da mucosa do freio lingual, seguida de uma pequena incisão (3 a 4 mm de profundidade), na região mais delgada do mesmo, por ser pouco vascularizada”.

 Ela acrescenta que a língua presa é uma alteração relativamente comum, mas muitas vezes ignorada. “Quando feita a frenotomia, podemos evitar algumas dificuldades na amamentação, perda de peso e principalmente, o desmame precoce. Com o serviço identificamos se o frênulo lingual limita os movimentos da língua, que são importantes para sugar, mastigar, engolir e falar”. A inciativa desenvolvida em Guarujá, inclusive, já inspirou outras cidades. “Praia Grande conheceu nosso trabalho e hoje eles fazem o serviço, a partir do que aprenderam aqui conosco”, contou.

Em Guarujá, o protocolo para o teste da linguinha foi estabelecido em 2015, a todas as crianças que nascem pelo SUS. Isso a partir da lei federal 13.002/ 2014, que torna obrigatória a avaliação da língua em bebês, nos hospitais e maternidades em crianças nascidas nas suas dependências. Para isso, as crianças passam por duas avaliações com a equipe de fonoaudiologia para o teste da linguinha. A primeira ainda na maternidade, e quando se detectam freios linguais alterados esses bebês são reavaliados em 15 dias. Caso o problema ainda persista, após a segunda avaliação, o recém-nascido é encaminhado para um Ambulatório de Especialidades ou Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

De acordo com balanço realizado pela Secretaria de Saúde, entre os anos de 2017 e 2018, Guarujá já fez o procedimento em um total de 362 bebês. Dos 2.882 nascidos na rede municipal em 2017, em 161 deles foi feito a frenotomia, e no ano passado, 201 bebês precisaram passar pelo procedimento, de um total de 2.997 nascidos.

Confira os principais benefícios deste procedimento nos bebês:

- melhora na postura

- melhora na mobilidade da língua

- melhora na postura do lábio, através do correto vedamento na mama

- garante a amamentação

- contribui para ganho de peso

- Proporcionar uma pega eficiente pelo bebê

- não provocar dor na mãe durante a amamentação

- redução das chances do desmame precoce

Serviço - O atendimento ocorre com demanda livre, sempre às sextas-feiras, a partir das 8 horas, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Rua Marivaldo Fernandes, 275, na Vila Júlia. As mamães são encaminhadas pelo Hospital Santo Amaro (HSA), Unidades Básicas (UBS) ou de Saúde da Família (Usafas) e também Hospital Guarujá. O telefone de contato do CEO: (13) 3355 8954.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!