ALERTA DE CHUVA

Tempo muda drasticamente e semana será de fortes ventos e chuva no litoral

Após mais de 15 dias sem chuvas no litoral de São Paulo, uma forte frente fria rompe o bloqueio atmosférico e traz chuva e fortes ventos; segundo Climatempo, região da Baixada Santista deve ter ventanias de forte intensidade e podem alcançar mais de 70 km/h

Lenildo Silva
Publicado em 11/07/2022, às 09h40 - Atualizado às 10h32

FacebookTwitterWhatsApp
Tempo muda drasticamente e semana será de fortes ventos e chuva no litoral Tempo no litoral - Arquivo/Praia Grande Mil Grau
Tempo muda drasticamente e semana será de fortes ventos e chuva no litoral Tempo no litoral - Arquivo/Praia Grande Mil Grau

Uma forte fria avança nos próximos dias e muda o tempo drasticamente no litoral de São Paulo. A semana começa quente para os padrões do inverno, no entanto, o bloqueio atmosférico que está impedindo a chegada de frentes frias ao país finalmente será rompido nesta semana. Com isso, parte do estado de São Paulo volta a ter chuva e queda de temperatura.

Segundo informou o Climatempo, no último boletim meteorológico, a frente fria se forma no oceano, na costa do Rio Grande do Sul, na noite desta segunda-feira (11). Com o avanço do sistema, na terça-feira (12), as regiões da Baixada Santista, Vale do Ribeira e oeste de São Paulo já terão um pouco de chuva no fim do dia.

Mudanças no tempo

Após mais de 15 dias sem chuvas no litoral de São Paulo, a mudança mais significativa é prevista para a quarta-feira (13). Em todo o litoral o tempo deve ficar mais fechado e a tendência é de chuva a qualquer hora do dia. Os ventos frios vão manter as temperaturas baixas o dia todo.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Esse friozinho perde força na quinta-feira (14), quando volta a esquentar. Mas atenção porque outra frente fria deve derrubar as temperaturas mais uma vez no início da próxima semana.

Vento no litoral

Com base no modelo Europeu, ECMWF, o Climatempo informou ainda que a região de Itapetininga e Baixada Santista devem ser os locais mais atingidos por fortes ventos, as ventanias são de forte intensidade e podem alcançar mais de 70 km/h. Na Grande São Paulo é esperado rajadas na ordem de 60 km/h.

Devido à forte intensidade das rajadas de vento, não é descartado queda de galhos, árvores e energia nas áreas acima mencionadas.

Região Metropolitana

A quarta-feira (13) vai começar com tempo encoberto e garoa na Região Metropolitana de São Paulo. A frente fria não vai trazer muita chuva, mas vai ajudar a melhorar a qualidade do ar, que está prejudicada há vários dias. A temperatura cai bastante e a sensação será de frio no decorrer do dia. A máxima na capital deve ficar em torno dos 19°C apenas.

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

As nuvens também aumentam no Vale do Paraíba, no Vale do Ribeira, e em regiões como Sorocaba e Campinas. Algumas dessas regiões nem devem ter chuva, mas o calor diminui de forma significativa em relação aos dias anteriores.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!