ALERTA NO SUDESTE

Tempo muda com chegada de ciclone subtropical, diz Climatempo

Sistema pode provocar ventania, trovoadas e volumes elevados de chuva na costa do sudeste

Da redação
Publicado em 01/11/2021, às 17h06 - Atualizado às 17h29

FacebookTwitterWhatsApp
Chegada de ciclone subtropical deve atingir a costa do Sudeste Tempo muda com chegada de ciclone subtropical, diz Climatempo - Reprodução/Internet
Chegada de ciclone subtropical deve atingir a costa do Sudeste Tempo muda com chegada de ciclone subtropical, diz Climatempo - Reprodução/Internet

Um sistema de baixa pressão atmosférica na costa do Sudeste e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vão favorecer a formação de nuvens muito carregadas nos próximos dias na região.

Trata-se de uma forte área de baixa pressão atmosférica que se alimenta das águas quentes do oceano. É preocupante devido ao elevado potencial para causar rajadas de vento de moderada a forte intensidade, especialmente na costa capixaba.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/NoticiasLitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

No decorrer dessa segunda-feira (1º) a área de baixa pressão se desenvolve e já pode provocar fortes pancadas de chuva no sul e leste de Minas, Zona da Mata Mineira e Grande Belo Horizonte e também sobre o estado do Rio de Janeiro. Há risco de chuva volumosa, raios, rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h e também ocorrência de temporais.

Novo ciclone subtropical

Na terça-feira (2), a baixa pressão atmosférica dará origem a um novo ciclone subtropical que vai manter o tempo bastante carregado principalmente em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Goiás, Distrito Federal e Tocantins também serão marcados por temporais ao longo da semana.

Há risco para alagamentos e até deslizamentos nestas áreas. Além da chuva forte, há condições para raios e intensas rajadas de vento.

Na terça-feira (2) o mar fica agitado na costa do Rio de Janeiro, com ondas entre 1,5 e 2,0m. Na quarta (3), a expectativa é de agitação marítima no litoral norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com ondas de 1,5 a 2,0m.

Há risco de ressaca em alguns pontos destas regiões, mas por enquanto, a ondulação não está tão favorável para ser generalizada.

Litoral de São Paulo

Ainda de acordo com o Climatempo, não a chances de o fenômeno alcançar o litoral paulista, na terça-feira (2), a chuva e o frio dão uma trégua sobre São Paulo e o predomínio será de sol em todas as áreas do litoral paulista.

A temperatura vai subir de forma significativa com relação aos últimos dias, inclusive na capital, onde a máxima chega aos 28ºC. e 24ºC em algumas cidades do litoral.

Leia também: Tempo: chuva e frio dão trégua e sol volta a raiar no litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!