Tem início o Defeso do Camarão

Costa Norte
Publicado em 02/03/2012, às 08h21 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h35

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

A FF (Fundação Florestal), por meio das Áreas de Proteção Marinha do Estado de SP, informa aos pescadores, comerciantes e consumidores que desde esta quinta-feira (1º), teve início o Defeso do Camarão nas regiões Sul e Sudeste do país. Isso significa que até o dia 31 de maio, fica proibida a pesca de arrasto motorizado dos camarões branco, rosa, santana, sete barbas e outros. O objetivo do defeso é proteger o período de reprodução e crescimento das espécies, garantindo assim a integridade dos estoques pesqueiros e evitando a sua extinção.

Penalidades Quem for flagrado desrespeitando o período de defeso poderá ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multa cujo valor varia de acordo com a quantidade de camarão, além da apreensão dos equipamentos de pesca.

Conscientização A Área de Proteção Marinha do Litoral Norte está desenvolvendo ações, no sentido de conscientizar pescadores, comerciantes e consumidores para a importância de se respeitar o período de defeso. Por meio do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental e Comunicação, pretende-se estreitar o diálogo com pescadores e comerciantes, no sentido de estimular a adesão e o apoio ao defeso.

Outras espécies O grupo também pretende esclarecer os consumidores, para que comprem somente camarão congelado/descongelado capturado antes do período de defeso ou prefiram outras espécies de frutos do mar durante esse período.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!